COMO O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FOI PARAR BAS MÃOS DOS PASTORES BOLSONARISTAS

In Política On

Protagonista absoluto nos relatos de lobby dentro do Ministério da Educação, o pastor Gilmar dos Santos se apresenta como uma das principais lideranças da Assembleia de Deus do país. Em suas redes sociais, ele diz que há 40 anos prega o evangelho e divulga suas aulas de teologia. Mas sua biografia tem muitas facetas, a começar por sua personalidade marcante. São muitos os vídeos em que ele aparece em pregações intensas em que costuma imprimir um estilo mais neopentecostal, midiático e vibrante: em vez do tradicional “o senhor é meu pastor”, prefere se referir a “senhor dos exércitos” e enveredar por temas atuais como a invasão da Rússia à Ucrânia, buscando na guerra semelhanças com profecias bíblicas. Na internet, o pastor Gilmar, casado com a pastora Raimundinha e morador de Aparecida de Goiânia — que junto com Goiânia concentra um terço da população de Goiás — se vende como uma potência de fé e boas frases de efeito e mistura milagres com ações políticas focadas nos irmãos em Cristo.

Ele é parceiro de evangelização do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que aparece em vídeos e em eventos religiosos ao lado de Gilmar. Em um áudio obtido pela Folha de S.Paulo, Ribeiro diz que atende a pedidos de Gilmar e do pastor Arilton Moura para liberar verbas para prefeituras, por orientação do presidente Jair Bolsonaro. Os dois negociariam, desde 2021, benefícios para municípios cujos prefeitos são ligados à igreja. Embora exibam tanto poder na pasta, Gilmar e Arilton não têm cargo no ministério.

Intermediações feitas por eles podem garantir a liberação de verbas para a construção de escolas ou quadras esportivas em questão de dias, algo que não é comum na rotina burocrática da administração pública. Muito pelo contrário. É comum a existência de restos a pagar que se arrastam por anos, ou seja, valores empenhados pelos governos que que demoram muito a serem, de fato, liberados.

You may also read!

TEIXEIRA DE FREITAS – HOMENS PERSEGUEM E MATAM MÉDICA VETERINÁRIA

Uma médica-veterinária foi morta a tiros na cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul da Bahia. Crislaine Boldrini Faé,

Read More...

RODOVIAS AMANHECERAM COM POUCO TRÂNSITO

Com aparente tranquilidade, as rodovias baianas amanheceram diferentes do número elevado de veículos que deixaram a capital baiana no

Read More...

SALVADOR AMANHECE COM AS RUAS VAZIAS NESSE SÁBADO

A capital baiana amanheceu com as ruas vazias nesse sábado, 25 de junho, um dia depois do São João.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu