Ilhéus: caranguejos são resgatados, mas mangue continua em desequilíbrio

In Bahia On

Segundo o Ibama, cerca de um milhão de caranguejos foram levados do mangue pelas fortes chuvas que assolaram a região sul da Bahia; cerca de 55 mil foram resgatados. Muitos voluntários trabalharam na coleta dos animais, porém a expectativa de sobrevivência deles é de 60% e ainda é possível encontrá-los pelas praias.

O manguezal está sofrendo desequilíbrio ambiental devido à grande quantidade de água doce que adentrou nessas áreas, afetando principalmente a espécie dos caranguejos-uçá, que estavam no período de reprodução. O mangue, após ser alagado, teve seu pH e nível de sal alterados, deixando o ambiente diferente do que os caranguejos estavam acostumados. Em busca de água salgada, os animais migraram para as praias.

O Ibama informou que cerca de 80% desses animais são fêmeas, por terem tocas mais rasas e menos protegidas da chuva, eles foram levados mais facilmente pela água. Em Ilhéus, a caça de caranguejos-uçá fêmeas é proibida, para manter o equilíbrio da espécie. Durante o período reprodutivo, a caça tanto dos machos quanto das fêmeas é proibida. O período terminou no dia 08 de janeiro, porém deve acontecer novamente nos meses de fevereiro e março.

A espécie tem grande importância para o meio ambiente porque participa da ciclagem dos nutrientes e levam oxigênio para o solo quando formam suas tocas, informa Eliane Hollunder – responsável por um laboratório de larvicultura de caranguejo-uçá.

Foto: Grupo Amigos da Praia/Reprodução

You may also read!

TEIXEIRA DE FREITAS – HOMENS PERSEGUEM E MATAM MÉDICA VETERINÁRIA

Uma médica-veterinária foi morta a tiros na cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul da Bahia. Crislaine Boldrini Faé,

Read More...

RODOVIAS AMANHECERAM COM POUCO TRÂNSITO

Com aparente tranquilidade, as rodovias baianas amanheceram diferentes do número elevado de veículos que deixaram a capital baiana no

Read More...

SALVADOR AMANHECE COM AS RUAS VAZIAS NESSE SÁBADO

A capital baiana amanheceu com as ruas vazias nesse sábado, 25 de junho, um dia depois do São João.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu