De acordo com os dados reunidos e divulgados pelo projeto associado à Universidade de Oxford, “Our World in Data”, o mundo atingiu na segunda-feira (10) o recorde de casos de coronavírus registrados em um dia, desde o início da pandemia. Foram 3,28 milhões de novos infectados, segundo a pesquisa divulgada nesta terça-feira (11), sendo oficialmente o 4º recorde diário nos últimos 8 dias. Esse número marca a primeira vez que o mundo registra mais de 3 milhões de casos de Covid-19 em apenas 24 horas.
O aumento se deve, principalmente, devido à nova variante, batizada de ômicron, que é altamente contagiosa e é a responsável pela atual onda de infecções. Antes da ômicron, o maior número de casos em 24 horas havia sido registrado em 25 de abril de 2021 – foram 905 mil infectados em meio ao surto causado pela variante delta.
Apenas nos Estados Unidos, 1,48 milhão de casos foram computados – número que ultrapassa os registrados na Ásia e Europa juntas. Entende-se ainda que muitos países, como o Brasil, não fazem testes o suficiente para poder disponibilizar informações concretas quanto à quantidade de novos casos. Porém, mesmo em meio ao apagão de dados e instabilidade dos sistemas do Ministério da Saúde, 34,2 mil brasileiros positivaram para a Covid-19 nas últimas 24 horas, o que representa uma alta de 617% na média móvel em apenas duas semanas – levando o país de volta ao mesmo patamar de julho de 2021.
Foto: José Leomar