Com aprovação da Anvisa, Fiocruz fabricará vacinas 100% nacionais contra COVID-19

In Brasil On
- Updated

Foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nesta sexta-feira (7), o registro do insumo farmacêutico ativo (IFA) da vacina da Astrazeneca contra o coronavírus, fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Dessa forma, será possível produzir o imunizante inteiramente em solo brasileiro. A publicação foi feita na Resolução RE 35/2022 da Gerência Geral de Medicamentos da Anvisa no Diário Oficial da União e informa: “Na prática, a decisão conclui o processo da Fiocruz para que o Brasil tenha uma vacina 100% nacional, com todas as etapas de produção realizadas no Brasil”.

O órgão deixa claro que a vacina manterá o mesmo desempenho visto na vacina importada. A transferência da tecnologia necessária para a produção do imunizante teve começo ainda em 2021, lembrando que a vacina está autorizada no Brasil desde 17 de janeiro de 2021, recebendo seu registro definitivo em 12 de março do mesmo ano.

“É uma grande conquista para a sociedade brasileira ter uma vacina 100% nacional para a Covid-19 produzida em Bio-Manguinhos/Fiocruz. A pandemia de Covid-19 deixou claro o problema da dependência dos insumos farmacêuticos ativos para a produção de vacinas. Com essa aprovação hoje pela Anvisa, conquistamos uma vacina 100% produzida no país e, dessa forma, garantimos a autossuficiência do nosso Sistema Único de Saúde [SUS] para essa vacina, que vem salvando vidas e contribuindo para a superação dessa difícil fase histórica do Brasil e do mundo”, comentou Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz.

FOTO: Reuters/Dado Ruvic

You may also read!

TEIXEIRA DE FREITAS – HOMENS PERSEGUEM E MATAM MÉDICA VETERINÁRIA

Uma médica-veterinária foi morta a tiros na cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul da Bahia. Crislaine Boldrini Faé,

Read More...

RODOVIAS AMANHECERAM COM POUCO TRÂNSITO

Com aparente tranquilidade, as rodovias baianas amanheceram diferentes do número elevado de veículos que deixaram a capital baiana no

Read More...

SALVADOR AMANHECE COM AS RUAS VAZIAS NESSE SÁBADO

A capital baiana amanheceu com as ruas vazias nesse sábado, 25 de junho, um dia depois do São João.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu