De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a quantidade de atendimentos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, teve um aumento de mais de 150% nos últimos 15 dias.
Esses paciente apresentam sintomas gripais leves e agudos oriundos tanto da influenza quanto do Covid-19, incluindo casos de pessoas infectadas com os dois vírus simultaneamente. Os dados, contudo, não informam especificidades sobre a alta nos atendimentos em relação a cada um dos vírus.
O boletim epidemiológico de terça-feira (04) da Sesab mostra que houveram 712 novos casos de coronavírus e 19 óbitos pela doença. Entretanto, devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde, esses dados podem sofrer alterações.
Os casos de infecção simultânea já foram registrados e confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia em três munícipios baianos: Salvador, Feira de Santana e Camaçari, porém nenhum óbito ocorreu devido a essas coinfecções ainda.
1.447 casos de Influenza A do tipo H3N2 foram registrados entre 1º de novembro até esta terça-feira (04) em 114 munícipios. Do total de contaminados, 259 evoluíram para SRAG e necessitaram de internação, resultando em 35 óbitos.
Foto: Reprodução/Governo do Estado