Grupo Ambiental da GCM já resgatou mais de 900 animais silvestres em 2021

In Cidade On

Foto: Ascom/GCM

O Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Civil Municipal (GCM), resgatou cerca de 900 animais silvestres em Salvador, de janeiro ao início de dezembro deste ano. Apenas na manhã da última segunda-feira (6), a equipe do Gepa e o Núcleo de Ofiologia de Animais Peçonhentos, da Universidade Federal da Bahia (Noap/Ufba), libertaram 20 animais.

As espécies foram soltas no Parque da Cidade, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, sendo 17 jiboias, dois jabutis e uma iguana. “Estes animais são da fauna silvestre local e foram soltos na natureza para cumprir seu ciclo de vida e contribuir para o controle e equilíbrio ambiental”, disse o supervisor do Gepa, Robson Pires.

O grupamento, que conta com um efetivo de 50 agentes ambientais, ainda atua na captura e resgate de animais domésticos, em situação de vulnerabilidade e maus tratos, na educação ambiental de estudantes de escolas públicas e privadas, com idade de 3 a 12 anos, e no combate à poluição sonora e visual. Os profissionais colaboram também com o fornecimento de dados sobre animais silvestres, com centros de pesquisa especializados no tema.

Ele acrescentou ainda que o grupamento também tem colaborado em ações de preservação de áreas verdes da cidade. “Recentemente foi verificada, em uma invasão próxima ao Hospital do Subúrbio, fogueiras acesas ao redor de árvores de grande porte, que foram queimadas vivas. Mais do que nunca devemos combater o desmatamento em nossa cidade”, defendeu Pires.

Balanço – Nos primeiros oito primeiros meses de 2021, o Gepa cumpriu 1.877 ordens de serviço, em ações comuns como o patrulhamento preventivo nos parques e praças públicas, ou as da Operação Arcanjo Azul, de reforço na segurança em pontos de ônibus. Para acionar o Gepa e denunciar um crime ambiental em Salvador, o cidadão deve entrar em contato com o número (71) 3202-5312.

 

You may also read!

TEIXEIRA DE FREITAS – HOMENS PERSEGUEM E MATAM MÉDICA VETERINÁRIA

Uma médica-veterinária foi morta a tiros na cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul da Bahia. Crislaine Boldrini Faé,

Read More...

RODOVIAS AMANHECERAM COM POUCO TRÂNSITO

Com aparente tranquilidade, as rodovias baianas amanheceram diferentes do número elevado de veículos que deixaram a capital baiana no

Read More...

SALVADOR AMANHECE COM AS RUAS VAZIAS NESSE SÁBADO

A capital baiana amanheceu com as ruas vazias nesse sábado, 25 de junho, um dia depois do São João.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu