Há 35 anos ativos, Cia Baiana de Patifaria encerra atividades

In Cultura On

Na terça-feira (30), o ator e diretor Lelo Filho anunciou através de suas redes sociais o fim das atividades do grupo teatral Cia Baiana de Patifaria. A trupe com sede em Salvador foi responsável por diversos espetáculos de sucesso, como “Noviças Rebeldes”, “3 em 1”, e um dos mais conhecidos: “A Bofetada”, o qual esteve em cartaz por mais de 30 anos.

“Hoje, 30 de novembro de 2021, a caminho de 35 anos de trajetória da Cia, estamos fechando esse longo ciclo de nossa trupe”, escreveu.

Lelo Filho afirma que, devido aos impactos da pandemia do novo Coronavírus e à falta de financiamento e incentivos, tornou-se preciso encerrar a companhia.

“Entraremos para a lista de companhias de teatro que não conseguiram passar em nenhum edital recente da Lei Aldir Blanc, nem pelo município e nem pelo estado. Assim como não aprovaram nenhum projeto quando estávamos completando 30 anos em 2017, naquele ano foram 6 negativas de projetos nossos. Estamos na lista de grupos de teatro que, por possuir sede, tiveram ou terão que encerrar suas atividades. Não houve quem tivesse conseguido salvar sedes de grupos artísticos, espaços culturais e, até mesmo, teatros que a cidade perdeu no último ano e meio”, disse.

Na publicação, ele agradece o apoio de todos que participaram da história do grupo.

“A Cia foi independente de verba pública e privada durante longos anos, mas a pandemia nos apresentou uma realidade difícil de enfrentar. A nossa invisibilidade diante quem poderia fazer a diferença é distópica. Fica aqui o nosso desejo para que os gestores de cultura e as comissões formadas por ‘integrantes da sociedade civil’, não deixem que mais nenhum grupo encerre suas atividades. Que mais nenhum teatro feche. Pois é isso que os que agora nos desgovernam mais desejam”, incluiu.

Lelo informa em outra postagem que a sede do grupo, o Casarão 15 digital Cia Baiana de Patifaria, também será fechada. O acervo do grupo, que contém quase 35 anos de trabalho, também terá que ser desfeito, porque fica guardado na sede.

Foto: Mercury/Reprodução

You may also read!

TEIXEIRA DE FREITAS – HOMENS PERSEGUEM E MATAM MÉDICA VETERINÁRIA

Uma médica-veterinária foi morta a tiros na cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul da Bahia. Crislaine Boldrini Faé,

Read More...

RODOVIAS AMANHECERAM COM POUCO TRÂNSITO

Com aparente tranquilidade, as rodovias baianas amanheceram diferentes do número elevado de veículos que deixaram a capital baiana no

Read More...

SALVADOR AMANHECE COM AS RUAS VAZIAS NESSE SÁBADO

A capital baiana amanheceu com as ruas vazias nesse sábado, 25 de junho, um dia depois do São João.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu