Só deu RBR em praticamente todo o primeiro dia de atividades da Fórmula 1 no GP de São Paulo nesta sexta-feira, mas foi Lewis Hamilton quem terminou o primeiro treino livre da etapa na liderança. Anotando 1m09s050, o britânico superou Max Verstappen com 0s3 de vantagem nos minutos finais da sessão depois de ver a equipe rival dominar e ainda lidar com problemas na parte dianteira do carro. Sergio Pérez completa as três primeiras colocações.
A dupla da RBR abriu o treino com pneus médios, com os quais Max e Pérez tiveram a maior discrepância de desempenho sobre as Mercedes: Valtteri Bottas, que apareceu em segundo lugar no início, chegou a estar com desvantagem de 1s3 para o holandês com o mesmo composto. Na primeira metade da sessão, o mexicano se manteve na vice-liderança, variando a diferença para o colega Verstappen.
Porém, a equipe se deparou com a concorrência da Ferrari na metade final do treino, quando a escuderia italiana trocou os compostos duros pelos médios; Carlos Sainz empurrou Hamilton para a quarta colocação mas foi superado por Charles Leclerc, que chegou muito perto de tomar a liderança de Verstappen, a 0s005 do tempo de volta do holandês.
Com os pneus macios, a Mercedes conseguiu se aproximar da RBR. Bottas voltou para o terceiro lugar, mais perto de Verstappen do que antes. Nos minutos finais, foi a vez de Hamilton também visitar os boxes e, de volta à pista, superar Verstappen, registrando 1m09s348 em sua melhor volta. Já no encerramento da sessão, o britânico ainda ampliou a vantagem sobre o rival para 0s3.
Hamilton encontrou Pérez nas últimas curvas de Interlagos, quando se preparava para abrir sua primeira volta rápida, e só o ultrapassou na reta principal. Assim, o heptacampeão fez um tempo mais lento no setor 1 da pista e conseguiu apenas o terceiro lugar, a 0s8 de Verstappen.
Pouco antes, o holandês da RBR também protagonizou uma dividida no mesmo ponto com Sainz. No fim do treino, Fernando Alonso, da Alpine, e Pierre Gasly, da AlphaTauri, tiveram que brigar por espaço no exato trecho que os rivais.
Apesar do céu encoberto e uma leve garoa, a sessão teve menos erros que outros treinos nas últimas etapas. Primeiro, ainda nos dez minutos iniciais, Kimi Raikkonen teve uma leve escapada na curva 6; perto da bandeirada, foi a vez de Leclerc quase sair de traseira e passar por cima das zebras na curva 8.
Foto: Lars Baron/Getty Images