WAGNER MOURA – BOLSONARO VEIO DO ESGOTO DA HISTÓRIA

In Cultura On

O ator Wagner Moura está no Brasil para divulgar seu primeiro filme como diretor, “Marighella”, e não poupou críticas a atual política cultural do País. Falou de censura, do posicionamento da Ancine e afirmou que Bolsonaro “é um personagem profundamente conectado ao esgoto da história brasileira”.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Wagner Moura afirmou que o filme não chegou antes às salas de cinema por conta da pandemia e de desentendimentos com a Ancine (Agência Nacional do Cinema). Segundo Moura, “Marighella” foi censurado pelo órgão por ser uma biografia de Carlos Marighella.

“As negativas da Ancine para o lançamento e, depois, o arquivamento dos nossos pedidos não têm explicação. E isso veio numa época em que o Bolsonaro falava publicamente sobre filtragem na agência”, disse Moura à Folha de São Paulo.

Wagner Moura continua: “já está muito mais claro para os brasileiros a tragédia que é o governo Bolsonaro do que talvez em 2019, quando tentamos lançar “Marighella” pela primeira vez. Talvez, hoje, haja uma maior compreensão de que isso é um produto cultural brasileiro, que o fato de ser proibido, censurado, atacado pelo governo é um absurdo”, pontuou. “Não é censura como foi na época da ditadura, de que não vai passar e pronto, mas é uma censura que inviabiliza o lançamento de filmes por uma via burocrática. É triste, é só triste. Eu não tenho raiva, só tristeza”, afirmou Wagner.

Sobre a forma que a cultura está sendo tratada pelo governo Bolsonaro, Wagner Moura é enfático. Para ele, arte e cultura são, por excelência —independentemente de como se posicionam os artistas—, inimigas do fascismo. “Se você vai buscar na história, todos os regimes fascistas começam por atacar artistas”.
Foto: Divulgação

You may also read!

TRÁFICO DE DROGAS – POLICIA PRENDE E JUSTIÇA SOLTA

Um traficante que vendia cigarros de haxixe por 50 reais para universitários e em eventos para a classe alta,

Read More...

MARÉ BAIXA – TRAVESSIA SALVADOR-MAR GRANDE PARA POR TRÊS HORAS

A Travessia Salvador-Mar Grande, que está operando normalmente desde às 5h da manhã, vai suspender as atividades nesta terça-feira

Read More...

LEGITIMA DEFESA – MULHER MATA COMPANHEIRO A FACADAS

Um homem morreu após ser atingido por uma faca nesta segunda-feira (16), no bairro de Tancredo Neves, em Salvador.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu