Artista sul-coreana CL lança seu esperado álbum solo, “ALPHA”

In Cultura, Mundo On
- Updated

“ALPHA” é o primeiro álbum solo da ex-2NE1, CL. Muito aguardado por todos seus fãs, o projeto foi lançado de forma completamente independente através de sua equipe “Very Cherry”.

Composto por 11 faixas ecléticas – expondo as diversas faces de CL -, a artista criou um álbum com visuais originais e conectados – moda, fotografia, música e dança: tudo se une para construir o universo único de ALPHA. Ele veio acompanhado de 5 vídeos oficiais, lançados no YouTube da cantora, além de um vídeo no qual ela performa Spicy, Lover Like Me, Tie a Cherry e Let It.

O album não possui colaborações oficias, além do pequeno verso narrado pelo ator e amigo pessoal da artista, John Malkovich, em Spicy. Ela explica que não incluiu propositalmente nenhum feat no projeto porque queria introduzir todos os diferentes lados de CL – representando a junção da sua persona dos palcos com o seu “eu” da vida real -, porém que planeja no futuro lançar colaborações com outros artistas, e que ALPHA é apenas o começo.

A revista Allure explica que o conceito do álbum é o de uma fêmea-alfa, um traço que compõe a persona da cantora, além de representar um novo começo. Em vídeo, CL explica que uma das inspirações para a construção do projeto é uma das famosas falas de Bruce Lee, quando ele diz “seja a água, meu amigo”. No sentido de que, durante toda sua vida, ela ouviu o conselho para “surfar na onda” [dançar conforme a música]. Porém, para CL, surfar na onda, seguir o ritmo dos outros, não é o que ela procura. Ela busca ser a própria onda, ser dona da sua própria narrativa.

SOBRE AS MÚSICAS

As primeiras músicas divulgadas que compõem o álbum foram os singles HWA e 5 Star, lançadas no YouTube com vídeos oficiais. Tim Chan, da revista Rolling Stone, descreve a faixa de hip-hop “Hwa” como uma declaração de independência. CL a descreve como uma “identity peace song”, que representa sua identidade e seu estado pacífico de espírito. Com letras poderosas – incluindo trocadilhos com músicas infantis tradicionais da Coreia do Sul -, HWA é uma resposta a todos os haters e sua reentrada nos palcos.

CL descreve seu terceiro single, SPICY, como uma continuação de suas outras músicas “The Baddest Female” e “Hello Bitches”. Compondo então uma tríade de hinos representativos de força e empoderamento feminino.

Cada música tem uma cor e estilo específico. Entre os artistas que participaram na produção e composição do album, podemos encontrar desde nomes do cenário do hip-hop coreano, como Sokodomo, Nafla e Tablo, até figuras internacionalmente conhecidas, como os produtores Kurtis McKenzie (que já trabalhou com a Doja Cat e o Childish Gambino) e Jean-Baptiste (o qual participou de projetos com Rihanna, Nicki Minaj, Little Mix).

É possível conferir o álbum completo em todas as plataformas digitais de streaming, assim como no YouTube da artista.

SOBRE A CL

Dizer que o álbum é “esperado”, soa quase como eufemismo. Seu debut internacional aconteceu com o single “Lifted“, em 2016, cujo vídeo oficial já possui mais de 30 milhões de visualizações apenas no YouTube. Entretanto, mesmo com o sucesso de seu single em inglês, ela foi impedida de seguir lançando músicas por quase cinco anos devido ao seu contrato com a antiga gravadora, YG Entertainment. Muitos projetos tiveram que ser engavetados pela artista, mesmo quando já estavam concluídos.

O disband de seu grupo, 2NE1, ocorreu em 2016, e a última música que elas lançaram juntas foi Goodbye, uma carta de despedida para si e para os fãs. Mesmo quase seis anos após o disband, elas ainda são referência e um dos grupos mais relevantes da Coreia do Sul, servindo de exemplo e inspiração para muitos dos novos k-idols, além de possuírem um catalogo icônico de músicas influentes até hoje.

Seu contrato encerrou em 8 de novembro de 2019, e em 4 de dezembro ela começou a lançar uma série de músicas cujos títulos remetiam às datas nas quais elas tinham sido escritas – desde 2016 até 2019. Essas faixas compõem seu EP “In The Name of Love” e são os primeiros projetos lançados sob o selo da “Very Cherry Records”, com total liberdade criativa.

Além de rapper, dançarina e cantora, ela também é muito reconhecida no mundo da moda, estampando diversas capas de revista e performando em passarelas de shows de Seul até Paris. Para muitos, CL é considerada a artista mais fashion da Coreia do Sul, estando presente inclusive no grande evento anual de moda presidido pela editora-chefe da Vogue, Anna Wintour. Além disso, é atriz a teve um papel no filme Mile 22, do diretor Peter Berg, atuando ao lado de nomes como Mark Wahlberg, Lauren Cohan e John Malkovich.

FOTO: Reprodução

You may also read!

TRÁFICO DE DROGAS – POLICIA PRENDE E JUSTIÇA SOLTA

Um traficante que vendia cigarros de haxixe por 50 reais para universitários e em eventos para a classe alta,

Read More...

MARÉ BAIXA – TRAVESSIA SALVADOR-MAR GRANDE PARA POR TRÊS HORAS

A Travessia Salvador-Mar Grande, que está operando normalmente desde às 5h da manhã, vai suspender as atividades nesta terça-feira

Read More...

LEGITIMA DEFESA – MULHER MATA COMPANHEIRO A FACADAS

Um homem morreu após ser atingido por uma faca nesta segunda-feira (16), no bairro de Tancredo Neves, em Salvador.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu