Notícia maravilhosa para esse Dia Mundial dos Animais: após mais de 80 anos, onças-pardas voltam a ser observadas em parques e reservas do Rio de Janeiro
No ano passado, viralizaram nas redes sociais imagens da possível presença de uma onça-parda no Morro da Viúva, no bairro do Flamengo,no Rio. A comoção não era para menos. O animal, da espécie Puma concolor é o segundo maior felino que ocorre no Brasil, atrás apenas da onça-pintada (Panthera onca), e não era observado na capital fluminese desde 1936.
O burburinho da internet foi confirmado por outro registro fotográfico: as câmeras do Sítio Burle Marx, que fica próximo ao Parque Estadual da Pedra Branca, na Barra da Guaratiba, também mostram uma onça passando pelo local. Ou seja, depois de 84 anos, esses felinos voltaram a habitar as matas do Rio.
Através de um estudo de campo, buscando provas da presença desse felino, como pegadas no solo e arranhões deixados em árvores, um grupo de pesquisadores atestou que realmente há indivíduos da espécie circulando novamente por parques e reservas. A constatação da volta da onça-parda ao Rio de Janeiro virou, inclusive, tema de um artigo científico, divulgado na publicação internacional Check List – the journal of biodiversity data.
Evidências apontam que existem onças-pardas no Parque Estadual do Mendanha, no Parque Estadual da Pedra Branca e na Reserva Biológica de Guaratiba.