Depois que foi anunciado pela Secretaria de Saúde da Bahia, na última sexta-feira, 05, a presença aqui na Bahia, da mesma variante do vírus que matou milhares de pessoas no Amazonas, e que se espalha pelo mundo como uma onda de morte, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), contrariando todas as expectativas, autorizou a reabertura de cinemas, casas de shows e teatros fechados desde dezembro, em decorrência da pandemia da Covid-19.
Bruno Reis também anunciou hoje (8), que o horário de funcionamento dos shoppings centers foi ampliado. Agora, os centros comerciais funcionam das 10h às 22h, de segunda a sábado.
Desconsiderando todos os números de mortos, a ineficiência na distribuição de vacinas por parte do governo federal, e o risco que a população continua correndo com o COVID-19, o prefeito aliado do Palácio do Planalto, disse que “A pandemia não está sob controle, mas está caindo, então resolvemos autorizar os cinemas com todos os protocolos já anunciados”, afirmou durante o lançamento da Vacinação para idosos de 80 a 89 anos.
Talvez o prefeito desconheça ou não queira informar para a população que esse nova cepa do vírus é muito mais agressiva com pessoas mais jovens, e que segundo estudos prévios, se espalha muito mais rápido. A reabertura desses espaços só aumenta o risco de contaminação e a disseminação em jovens, que habitualmente frequentam os espaços liberados hoje pelo prefeito.