Ilhéus amplia testagem para Covid-19; exame é feito com swab

In Bahia On
- Updated

A Prefeitura de Ilhéus ampliou a capacidade de testagem para detecção do novo coronavírus (Covid-19) com o objetivo de controlar a transmissão da doença. Nesta sexta-feira (27) a Secretaria de Saúde (Sesau) realizou testagem em massa no modelo drive-thru, na Avenida Canavieiras. A população em geral contou com a oferta do exame RT-PCR, por meio do swab, realizado a partir de amostras de material viral do nariz.

Segundo informa a Sesau, no período compreendido entre 18 de outubro e 24 de novembro foram testadas 3.676 pessoas. A testagem ampliada com swab incluiu ainda servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) lotados em Ilhéus; grupo de comerciantes e funcionários do comércio do Centro; estudantes e professores universitários e funcionários públicos do Município e do Hospital Vida Memorial.

De acordo com Geraldo Magela, titular da Sesau, ao menor sintoma da doença, as pessoas devem se dirigir ao Centro de Atendimento Covid-19, que funciona 24 horas no Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes. O secretário informa que a testagem foi intensificada antes, durante e após as eleições municipais.

“Ilhéus mantém o índice de contaminação de 0,18% ao dia. Porém, a cidade recebe um fluxo maior de pessoas durante o verão e tememos que os casos aumentem. O objetivo da secretaria de Saúde, determinado pelo prefeito Mário Alexandre, é reforçar a testagem e a conscientização para que possamos oferecer um turismo seguro. A melhor forma de controlar a pandemia é testando e fazendo a população entender que precisa colaborar no combate à doença”.

Drive-thru Covid-19

Cenário epidemiológico – A Sesau esclarece que a taxa de contaminação continua estabilizada em Ilhéus. Os números apresentados representam uma queda de 2% em relação a novos casos e diminuição de 44% no número de óbitos, com registro de cinco mortes. Os dados foram comparados ao mesmo período de outubro, compreendido entre o 1º e 25º dia do mês. A taxa média de ocupação de leitos de UTI é 76%, o que representa 38 leitos ocupados do total de 50 leitos de UTI disponíveis.

You may also read!

Biden retira liberação da entrada de turistas do Brasil aos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, retirou a liberação da entrada de turistas do Brasil ordenada pelo ex-representante

Read More...

Incêndio atinge fábrica de vaciba para o COVID-19 na Índia

Um incêndio atingiu hoje (21) uma das maiores produtoras mundial de vacinas, uma fábrica da Serum Institute da Índia.

Read More...

Com embaixadores, Rui Costa busca atrair nova indústria automobilística e mais oportunidades para a Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa, está numa agenda propositiva frente aos impactos que o fechamento da montadora Ford

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu