Sem categoria

Arquidiocese de Salvador lança a Campanha Abrace a Esperança

Com o objetivo de ajudar famílias carentes atendidas e acompanhadas por instituições beneficentes e congregações religiosas, a Arquidiocese de Salvador, por meio da Pastoral da Comunicação (Pascom), da Universidade Católica do Salvador (UCSal) e da Rede Excelsior de Comunicação, lança a Campanha Abrace a Esperança. A iniciativa, que visa arrecadar alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e de higiene pessoal, terá início no dia 4 de maio e seguirá até 5 de junho.

Para colaborar, o interessado poderá se dirigir a um dos campi da UCSal, localizados em Pituaçu (Av. Prof. Pinto de Aguiar, 2589) e na Federação (Av. Cardeal da Silva, 205), todos os dias, das 8h às 17h. Para a maior mobilização dos doadores, a campanha contará com o Dia “D”, que acontecerá em 16 de maio (sábado), das 8h às 12h.

A entrega das doações acontecerá na modalidade drive thru (os doadores não precisarão sair dos carros). Os alimentos e os materiais de limpeza e de higiene pessoal arrecadados serão destinados para famílias carentes atendidas pelo Hospital Martagão Gesteira, pela Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (ACOPAMEC), pelo Lar Fonte da Fraternidade e Centro de Humanização para Pessoas com Deficiência, pela Congregação das Missionárias da Caridade e pela Congregação das Irmãs Mínimas de Nossa Senhora das Dores, além de outras obras sociais da Arquidiocese de Salvador.

De acordo com o Administrador Apostólico da Arquidiocese de Salvador, Dom Murilo Krieger, ações concretas, como esta campanha, são fundamentais especialmente em momentos difíceis. “As boas obras, feitas com amor, desinteressadamente, em vista das necessidades dos pequenos, pobres e aflitos, contribuem para a maior glória de Deus. Em vista dessa glória, todos devem alimentar o desejo de fazer alguma coisa concreta em favor dos que, sozinhos, não conseguirão sair da situação em que estão. Unamo-nos, pois, para fazer o bem. Juntos, somos mais fortes”, afirma.

 

Amor em gestos concretos

 

Atualmente formada por cinco municípios (Salvador, Lauro de Freitas, Salinas da Margarida, Vera Cruz e Itaparica), a Arquidiocese de Salvador possui 101 paróquias e três diaconias (áreas territoriais que estão sob os cuidados de diáconos). Em todos os municípios e paróquias que compõem a Arquidiocese, inúmeras obras sociais são realizadas, sempre com o objetivo de levar a Palavra de Deus em obras concretas.

Além das instituições ligadas à Igreja Católica, a capital baiana conta com outras iniciativas que também promovem o cuidado e o bem das pessoas. Um exemplo é o Hospital Martagão Gesteira, que há 54 anos atende crianças e adolescentes de toda a Bahia. O Martagão Gesteira é o maior hospital pediátrico do Norte e Nordeste e, segundo informações disponibilizadas no site da instituição filantrópica, aproximadamente 80 mil crianças recebem os cuidados e mais de 500 mil atendimentos gratuitos são realizados por ano. O hospital é referência para tratamentos considerados de alta complexidade pediátrica, como neurocirurgia, cardiologia e oncologia.

A Campanha Abrace a Esperança também está com o olhar voltado para a Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (ACOPAMEC). Dentre as muitas iniciativas voltadas para as famílias e crianças da região, a ACOPAMEC possui Casas Lar, que acolhem meninas em situação de vulnerabilidade social, e oferece qualificação técnica-profissional para adolescentes e jovens carentes, com idades entre 15 e 24 anos. No que diz respeito à profissionalização, a instituição oferece os seguintes cursos: Artesanato, Auxiliar de Saúde Bucal, Cabeleireiro, Costura, Culinária, Eletricidade Predial, Estética, Informática, Panificação e Prótese. Após a formação, os alunos são certificados e encaminhados para o Setor de Emprego e Renda.

Outra instituição que será beneficiada pela Campanha Abrace a Esperança é o Lar Fonte da Fraternidade e Centro de Humanização para Pessoas com Deficiência. Localizada no bairro de Capelinha de São Caetano. A instituição foi fundada em 2003 e acolhe pessoas com deficiência, órfãos e debilitadas.

As doações também serão destinadas para as congregações das Irmãs Missionárias Filhas da Caridade e Irmãs Mínimas de Nossa Senhora das Dores. Ambas as congregações religiosas desenvolvem ações voltadas para a evangelização e para ajudar a suprir necessidades básicas das famílias carentes das localidades onde elas estão inseridas: Uruguai e Bairro da Paz, respectivamente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.