Bahia

10º Encontro Baiano de Laticinistas será realizado em Salvador

O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite), filiado à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), realizará entre os dias 25 e 26 deste mês, no Hotel Deville, no bairro de Itapuã, seu 10º encontro anual.
Durante dois dias, mais de 80 associados poderão assistir palestras sobre temas relacionados ao mercado lácteos e derivados, participar de mesas redondas e ainda debaterem sobre os rumos e perspectivas do setor. O EBL se tornou um evento interessante não somente para os laticinistas baianos. O formato inovador e que promove uma total integração entre os participantes já chamou a atenção de outros proprietários de laticínios que, este ano, virão para Salvador para acompanhar, de perto, o 10º EBL.
As entidades públicas, como a Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia, indústrias, fornecedores, bem como presidentes de sindicatos de laticínios de outros estados, terão papel de destaque no encontro anual.
Para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), a cadeia produtiva do leite, tamanha a sua importância para alimentação e para o agronegócio, deve ser tratada com um olhar voltado para a produtividade, qualidade e competitividade.
Segundo o órgão, para manter a evolução do setor é imprescindível instituir um elevado nível de competitividade em termos de custos, preços, qualidade, condizente com os padrões do dinâmico mercado moderno, o que torna cada dia mais necessária a eficiência em todas as áreas impostas à atividade.
Para atingir resultados satisfatórios, todos esses fatores são necessários pois a população baiana potencialmente consumidora de produtos lácteos é ávida por saúde e produtos de qualidade.
De acordo com o Sindileite, o 10º Encontro Baiano dos Laticinistas é mais uma oportunidade para fortalecer a cadeia produtiva no estado, tornando as empresas mais eficazes. Para se ter uma ideia da importância desse encontro, as cotas de patrocínio e Stands se esgotaram em tempo recorde. Isso só comprova que que o formato exclusivo do EBL tem total apoio dos laticinistas baianos. Atualmente, o segmento possui mais de 200 indústrias na Bahia.
Além disso, o evento pretende incentivar as empresas na produção com maior valor agregado, aproximando as instituições de apoio ao desenvolvimento industrial e subsidiando-as com informações técnicas.
Produção de leite na Bahia cresce
Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a aquisição de leite cru na Bahia foi de 115,2 milhões de litros no 1º trimestre de 2019, 0,5% maior que a do 4º trimestre de 2018 (114,6 milhões de litros) e 2,1% superior à do 1º trimestre do ano passado (112,8 milhões de litros).
A aquisição nos três primeiros meses do ano ficou menor apenas que a registrada no 1º trimestre de 2011 (118,7 milhões de litros).
A Bahia respondeu, no 1º trimestre de 2019, por 1,9% de todo o leite adquirido no país. Minas Gerais segue liderando a aquisição de leite, com 25,3% do total. Isso sem falar da grande quantidade de empregos gerados no campo com os pequenos produtores de leite.
Programação
A abertura do ciclo de palestras do 10º Encontro Baiano de Laticinistas acontece às 14h do dia 25.
No primeiro dia de evento, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Lucas Teixeira Costa, apresenta uma palestra sobre as oportunidades para a Bahia com foco no setor leiteiro, a partir das 15h20.
Já no sábado, dia 26, a partir das 9h, uma palestra sobre o benefício da Implantação dos Programas de Autocontrole e o seu impacto nas indústrias, será apresentado por Rebeca Fonseca
No mesmo dia, a partir das 09h45, o responsável pelos Laticínios Verde Campo, Alessandro Rios, apresenta o case de sucesso: Latinícios Verde Campo. “Da concepção dá incorporação ao grupo Coca-Cola”.
Ainda no sábado, haverá uma mesa redonda sobre as instruções normativas 76 e 77 para todas as etapas da cadeia produtiva do leite, a partir das 16h30.
Serviço:
O quê: 10º Encontro Baiano dos Laticinistas
Onde: Hotel Deville, Itapuã, Salvador
Quando: Dias 25 e 26 de setembro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.