Bahia

Baia de Todos os Santos ganha boia de monitoramento em tempo real

 A partir desta sexta-feira (2), uma boia oceanográfica encontra-se instalada na entrada da BTS com a finalidade de fornecer dados em tempo real das condições de mar e atmosféricas, além de previsões contínuas de ondas, ventos e correntes para até três dias.

A iniciativa é do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SimCosta), coordenado nacionalmente pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e localmente pela Universidade Federal da Bahia, e que para a instalação da boia contam com a colaboração do Marinha através do Serviço de Sinalização Náutica do Leste. A boia ficará sob a responsabilidade do curso de Oceanografia da UFBA, que em parceria com a empresa i4sea e o Yatch Clube da Bahia, zelará pelo funcionamento ininterrupto do sistema de aquisição e disponibilização de dados.

As informações coletadas pelos instrumentos na boia irão permitir realizar estudos mais detalhados sobre a situação atmosférica e oceanográfica da Baia de Todos os Santos, estendendo séries temporais que temos coletado há vários anos as quais tem permitido investigar os impactos das alterações do clima na baía”, declara Guilherme Lessa, Prof. Dr. pela UFBA e Instituto de Geociências.

Após a implantação da boia um novo site denominado SIMBTS – Sistema de  Monitoramento e Previsão Oceanográfica da Baía de Todos os Santos – será disponibilizado para que público possa acessar diariamente os dados captados. Previsões de vento, altura de ondas e velocidade de corrente, assim como os dados em tempo real serão de grande importância para o gerenciamento do transporte aquaviário de carga e passageiros, assim como para atividades náuticas e aquáticas profissionais e de lazer na baía. Serão também disponibilizados neste site inúmeras séries de dados oceanográficos pretéritos, de relevância para atividades empresariais e de pesquisa.

O professor Guilherme Lessa faz ainda um apelo para que os navegantes que avistarem irregularidades e vandalismos comuniquem imediatamente pelo Whatsapp disponibilizado para denúncias pela Capitania dos Portos da Bahia: (71) 99968.7934 ou com o próprio pesquisador pelo (71) 98235-8007.

A boia instalada na BTS é parte do “Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta)”, que se constitui de uma rede integrada de plataformas flutuantes ou fixas, dotadas de instrumentos autônomos com capacidade de coletar e transmitir dados para uma central de processamento, os quais são imediatamente disponibilizados gratuitamente ao público através do site www.simcosta.furg.br.

O SiMCosta envolve vários pesquisadores, e seus respectivos grupos de pesquisa e laboratórios, distribuídos ao longo da costa brasileira. O projeto está sendo implementado em fases no país, sendo esta a primeira boia instalada no norte e nordeste do país. Os recursos de aquisição dos equipamentos são oriundos do Fundo Clima/Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.