Sem categoria

“AS CRIANÇAS ADORARAM” – Deltan pediu hotel no Beach Park para dar palestra

O procurador chefe da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, pediu em julho de 2017 passagem e hospedagem no parque Beach Park, em Aquiraz, no Ceará, para ele e a família como condição para dar uma palestra sobre combate à corrupção, na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Também cobrou um cachê de cerca de 30.000 reais. É o que mostram novos diálogos publicados na coluna da jornalista Monica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, em parceria com o site The Intercept Brasil, nesta terça-feira.

Ele falou sobre o convite com a mulher. “Posso pegar 20/7 e condicionar ao pagamento de hotel e de passagens para todos nós”. Um mês depois, ele comentou sobre o assunto com o então juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça.”Eu pedi passagens para mim e família e estadia no Beach Park. As crianças adoraram”, disse Dallagnol. “Além disso, eles pagaram um valor significativo, perto de uns 30k (provavelmente, 30.000 reais). Fica para você avaliar”.

Na conversa, o procurador informou ainda a Moro que ele não sofrera nenhuma punição por parte das corregedorias do Ministério Público Federal pelas palestras que andava fazendo. “Não sei se você viu, mas as duas corregedorias arquivaram os questionamentos sobre minhas palestras dizendo que são plenamente regulares”, afirmou.

Também em parceria com o site The Intercept Brasil, reportagem de VEJA mostrou que Moro orientava ilegalmente ações da Lava Jato: fora dos autos, ele pediu à acusação que incluísse provas aos processos que chegariam depois às suas mãos, mandou acelerar ou retardar operações e fez pressão para que determinadas delações não andassem.

Além disso, revelam os diálogos, comportou-se como chefe do Ministério Público Federal, posição incompatível com a neutralidade exigida de um juiz. Moro nega qualquer irregularidade nos diálogos revelados e afirma que as mensagens obtidas pelo The Intercept Brasil a partir de uma fonte anônima são fruto de um ataque hacker. Informações da revista Veja.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.