Sem categoria

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez disse que vai mudar os livros de história

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, anuncia que “haverá mudanças progressivas” nos livros didáticos para que “as crianças possam ter a ideia verídica, real”, do que chama de “regime democrático de força”; “O papel do MEC é garantir a regular distribuição do livro didático e preparar o livro de forma tal que as crianças possam ter a ideia verídica, real, do que foi a sua história”, informou. “Não houve ditadura, houve um regime democrático de força.”

Isso contraria todos os documentos oficiais do regime, testemunhas, vítimas, Comissão da Verdade, pesquisadores, historiadores, acervos, ONU. A história contada por quem praticava a tortura.

“A história brasileira mostra que o 31 de março de 1964 foi uma decisão soberana da sociedade brasileira. Quem colocou o presidente Castelo Branco no poder não foram os quartéis”, disse. “Foi a votação no Congresso, uma instância constitucional, quando há a ausência do presidente. Era a Constituição da época e foi seguida à risca. Houve uma mudança de tipo institucional, não foi um golpe contra a Constituição da época, não.”

Sobre o regime militar, que perdurou até 1985, ele afirmou que surgiu “de uma composição e de uma decisão política […] em que o Executivo chamou a si mais funções”.

Regime necessário

“Foi um regime democrático de força, porque era necessário nesse momento”, afirmou. Segundo Vélez, caberá aos historiadores fazer “a reconstituição desse passado para realmente termos consciência do que fomos, do que somos e do que seremos”.

“Haverá mudanças progressivas [nos livros didáticos] na medida em que seja resgatada uma versão da história mais ampla”, afirmou. “O papel do MEC é garantir a regular distribuição do livro didático e preparar o livro didático de forma tal que as crianças possam ter a ideia verídica, real, do que foi a sua história.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.