Sem categoria

Justiça demora e Lula é impedido de se despedir do irmão morto

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, autorizou no início da tarde de hoje (30), a ida do ex-presidente Lula (PT) ao velório do irmão, em São Bernardo do Campo. Toffoli assegurou o direito de Lula de se encontrar com os familiares na Unidade Militar na Região, com a possibilidade de que o corpo do irmão seja levado até lá.

O petista teve o mesmo pedido rejeitado por instâncias inferiores, mas reverteu a decisão na Suprema Corte.  Genival Inácio da Silva, o Vavá, morreu na manhã de ontem (29), aos 79 anos.

Ainda não se sabe como será essa logística e se o presidente realmente irá até São Bernardo. Segundo a colunista Mônica Bergamo, assim que a presidente do PT, Gleise Hofmann recebeu a noticia, disse que não tinha condições de esperar o ex-presidente Lula, porque o cortejo fúnebre já estava saindo da capela.

Na decisão no ministro Toffoli, ” As eventuais intercorrências apontadas no relatório policial, a meu ver, não devem obstar o cumprimento de um direito assegurado àqueles que estão submetidos a regime de cumprimento de pena, ainda que de forma parcial, vale dizer, o direito de o requerente encontrar-se com familiares em local reservado e preestabelecido para prestar a devida solidariedade aos seus, mesmo após o sepultamento, já que não há objeção da lei”.

Toffoli proibiu o uso de celulares e outros meios de comunicação externos, bem como a presença da imprensa e da realização de declarações públicas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.