Sem categoria

Circuito #Reconectar leva estudantes da rede municipal à Barra

Circuito #Reconectar leva estudantes da rede municipal à Barra

A segunda edição do Circuito #Reconectar vai levar estudantes da rede municipal para um passeio histórico na Barra nesta sexta-feira (21). Pela manhã, serão contemplados os alunos das escolas Sebastião Dias e Daniel Lisboa, que vão fazer o roteiro Vila Primitiva – do Forte São Diogo à Cruz da Galícia. À tarde, o percurso será feito pelos estudantes das escolas municipais Teodoro Sampaio e Santa Cruz.

O Circuito #Reconectar é mais uma ação do Salvador Memória Viva, programa de educação patrimonial da Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A intenção é estimular o interesse de estudantes, moradores e visitantes acerca dos símbolos que dão identidade e fazem parte de memória histórica da cidade. Com isso, possibilita o acesso e divulgação de informações sobre os monumentos públicos da cidade, além de promover a construção de valores e pertencimento a essas obras e contribuir para a diminuição dos atos de vandalismo.

Funcionamento – A dinâmica consiste em, uma vez ao mês, de agosto a dezembro deste ano, levar alunos do Fundamental II de dez escolas da rede municipal de ensino a percorrer um dos três roteiros turísticos e históricos de Salvador: Vila Primitiva (Forte São Diogo ao Cristo da Barra), Centro Histórico (Praça da Sé a Praça Castro Alves) e Cidade Moderna (Praça Castro Alves ao Campo Grande), mediante agendamento prévio. São realizadas duas visitas por dia: uma no turno da manhã, das 8h às 11h30 e outra à tarde, das 13h às 16h30.

A ideia é contar a história da cidade a partir dos monumentos. O passeio é conduzido por um guia da Pheregrinos Culturais que, além de orientar sobre e situar historicamente os pontos turísticos, interage com os jovens. A linguagem é informativa e associada às novas tecnologias, como a leitura da ficha de cada obra através do celular ou tablet com leitor QR Code. A iniciativa ainda tem como parceiros a Companhia de Desenvolvimento de Salvador (Desal), na confecção e instalação das placas de QR Code, e da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que faz a intermediação junto às escolas municipais.

Roteiros

1 – Vila Primitiva (Forte São Diogo ao Cristo da Barra)

A rota da cidade primitiva, povoação onde existia uma vila tupinambá e por onde passaram os estrangeiros que desembarcavam pela larga barra da Baía de Todos os Santos, ou seja, pela Ponta do Padrão, entre o Farol e o Porto da Barra. Ali se instalou Diogo Álvares, o Caramuru, e sua extensa família; Francisco Pereira Coutinho, capitão donatário; e Thomé de Sousa, governador geral, até a fundação da cidade. Esse roteiro engloba o cerne da cidade, do chamado “caminho do conselho”, de onde saíam as principais decisões da província e onde estão importantes exemplares de templos religiosos, fortificações e marcos.

2 – Centro Histórico (Praça da Sé à Praça Castro Alves)

A rota da cidade fundada em 1549 por Thomé de Sousa, primeiro governador geral do Brasil, compreendida entre duas portas, Santa Catarina ao norte e Santa Luzia ao sul. Eis a cidade planejada, o centro administrativo do país, a “Cabeça do Brasil”, onde estavam instalados importantes pólos do poder colonial: Palácio Rio Branco (sede do governo), Casa de Câmara e Cadeia e Catedral da Sé (demolida no século XX, em prol da modernidade). A história de Fundação da Cidade do Salvador pode então ser lida através dos edifícios e monumentos instalados nesse roteiro.

3 – Cidade Moderna (Praça Castro Alves ao Campo Grande)

A rota da cidade moderna, em expansão e transformação a partir do século XX. Uma cidade que tomara outra dimensão, muito além das suas portas, em um cenário de higienização e modernização. Nesse contexto, se insere a remodelação urbana, o embelezamento da cidade com novas edificações, e a modernização do sistema de transporte com os bondes, elevador e planos inclinados. Esse roteiro se apresenta enquanto convite para apreciação do tradicional em diálogo com o moderno, através dos exemplares instalados nesse trecho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.