Estudantes participam de eleição simulada no projeto Políticos do Futuro

In Bahia On

Estudantes de quatro escolas da rede estadual de ensino participaram da abertura do projeto Políticos do Futuro, realizada na manhã desta terça-feira (31), no Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), em Salvador. A inciativa tem por finalidade despertar o interesse dos alunos da rede pública pelo processo eleitoral e sua contribuição para o fortalecimento da democracia.

O projeto foi implementado nos Colégios Estaduais Castro Alves, Fernando Macedo Costa, Ypiranga e na Escola Estadual Severino Vieira. A ação faz parte do Programa Justiça Eleitoral Itinerante do Tribunal Superior Eleitoral, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral de cada estado. Na Bahia, o projeto Político do Futuro conta com a cooperação do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Prefeitura de Salvador e da Câmara Municipal.

Presente no evento, o governador Rui Costa falou sobre a iniciativa promovida pela Justiça Eleitoral. “Esta ação estimula a prática do debate da cidadania e o engajamento dos jovens na troca de ideias, ajudando a fortalecer a democracia em nosso país”, afirmou.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, que também participou da cerimônia, destacou a contribuição do projeto para a sociedade. “Essa é uma frente cidadã denominada Justiça Itinerante, que é um projeto que nós criamos que visa, em primeiro lugar, uma inclusão legal, baseada em transmitir aos jovens noções fundamentais da estrutura do Estado, dos direitos fundamentais e da cidadania, para que eles possam exercer o seu direito de votar e, eventualmente, o direito de ser votado com aptidão”, explicou Fux.

*Eleição simulada*

Os estudantes das unidades de ensino escolhidas também participaram, nesta terça-feira, de uma eleição simulada, com votação em urnas eletrônicas, para os cargos de governador, prefeito, deputado estadual e vereador. Os candidatos são alunos das instituições de ensino e os eleitos terão a oportunidade de conhecer e acompanhar o trabalho dos representantes dos cargos eletivos para o qual foram se candidataram.

O pleito eleitoral simulado foi elogiado por Fux. “Agora, o que está ocorrendo na Bahia é uma ideia original, já que os próprios alunos serão candidatos, com debate e votação em urna eletrônica. Assim, eles vão se acostumando com a ideia de que política é uma coisa séria e importante para o Brasil”, observou.

A cerimônia foi acompanhada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador José Rotondano; pelo secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro; dentre outras autoridades.

You may also read!

TEIXEIRA DE FREITAS – HOMENS PERSEGUEM E MATAM MÉDICA VETERINÁRIA

Uma médica-veterinária foi morta a tiros na cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul da Bahia. Crislaine Boldrini Faé,

Read More...

RODOVIAS AMANHECERAM COM POUCO TRÂNSITO

Com aparente tranquilidade, as rodovias baianas amanheceram diferentes do número elevado de veículos que deixaram a capital baiana no

Read More...

SALVADOR AMANHECE COM AS RUAS VAZIAS NESSE SÁBADO

A capital baiana amanheceu com as ruas vazias nesse sábado, 25 de junho, um dia depois do São João.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu