Bahia

Governo certifica 680 trabalhadores de Salvador e Dias d’Ávila

Uma concorrida solenidade, nesta terça-feira (12), marcou a certificação de 680 trabalhadores e trabalhadoras de Salvador e Dias d’Ávila, pelo Programa Qualifica Bahia, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O evento aconteceu no Condomínio Bahia Têxtil, no bairro do Uruguai, na capital baiana.

Maria José Santos foi uma das trabalhadoras certificadas. Atualmente trabalhando como cozinheira, ela fez o curso de cuidadora de idosos, e espera colocar em prática os ensinamentos obtidos durante a qualificação. “Já trabalhei como cuidadora há cinco anos. Mas no curso, enriqueci meus conhecimentos. Quero voltar pra essa área, é o que gosto de fazer”, revelou.

A titular da Setre, Olívia Santana, reafirmou o compromisso do governo do estado com a área de trabalho e renda. “As turmas certificadas aqui hoje, somam um investimento de mais de R$ 1 milhão. Em tempos de dificuldade financeira, isso demonstra a prioridade que o governador Rui Costa tem dado a essa política pública”, enfatizou.

Presente na solenidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, destacou a importância da qualificação. “Esse certificado é um diferencial na busca por uma vaga no mercado de trabalho”, afirmou.

Também estiveram presentes a secretária Julieta Palmeira (Políticas para Mulheres) e o secretário Carlos Martins (Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social).

As certificações foram nas áreas de: Culinária, Técnicas de Congelamento, Doces e Salgados, Panificação, Preparação de Acarajés e Abarás, Culturas Digitais e Mobilização de Redes Sociais, Cabeleireiro, Podologia, Garçom, Operador de Telemarketing, Eletricista de Instalações Prediais, Informática Básica, Corte e Costura, Costura Industrial, e Cuidador de Idosos.

Em 2017, o Qualifica Bahia atendeu 2.680 trabalhadores, em 63 municípios de 25 territórios de identidade.

Iniciação Esportiva

No ato, a secretária Olívia Santana também anunciou o início das atividades de 24 projetos de iniciação esportiva, paradesportiva, de lazer e inclusão social. A execução será feita por instituições sociais, selecionadas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Setre, por meio de editais.

A ação, que abrange a capital e os municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Ribeira do Pombal, soma cerca de R$ 9 milhões de investimentos, com recursos próprios da Sudesb, do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

As atividades esportivas serão desenvolvidas até dezembro de 2018, e irão beneficiar 8.600 crianças, jovens e adultos, atendidos com políticas do Programa Pacto pela Vida, criado pelo governo do estado, como uma estratégia para enfrentamento da violência urbana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.