Sem categoria

Neusa defende diálogo com população e diz que indústria química traz riscos para população de Santo Amaro

A deputada Neusa Cadore (PT) se posicionou nas redes sociais, nesta segunda-feira (27), de maneira contrária à construção de uma fábrica de produtos químicos em Santo Amaro, em área destinada à Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). A Orbi Química é uma empresa que fabrica produtos de limpeza automotiva, álcool, solventes e resinas de cola. A área em questão fica próxima ao centro da cidade e das margens do Rio Subaé.

Presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Neusa entende as necessidades do município, mas alerta para o risco à vida dos moradores. “Neste momento de crise, a geração de emprego e renda é essencial, mas é preciso ter cuidado com a vida de milhares de santoamarenses. A implantação de uma indústria química na área dedicada à UFRB, nas proximidades do Rio Subaé, oferece um risco grande de uma nova contaminação para a população de Santo Amaro, que ainda guarda marcas profundas da contaminação por chumbo, no início dos anos 90.” alerta.

Para a parlamentar, é necessário o diálogo entre o poder público e a população. “Prefeito e vereadores precisam dialogar com a população. Moradores, pescadores, marisqueiras e comunidades tradicionais devem ser ouvidos. Nem mesmo a UFRB foi convidada a dialogar sobre a implantação da fábrica, na área destinada à expansão do seu campus”, recomenda Neusa.

Contaminação por Chumbo

Ao longo de três décadas, a Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac) depositou  em Santo Amaro 490 mil toneladas de rejeitos contaminados por esse e outros metais perigosos, como cádmio, mercúrio e outros. Desativada em 1993, a fábrica deixou um histórico de poluição e doenças. A persistência da contaminação continua motivando novas pesquisas, mesmo após 20 anos do fechamento da Cobrac. O chumbo está ligado a uma doença chamada saturnismo, que provoca dores agudas, impotência sexual nos homens, além de aborto nas mulheres ou malformações severas nos filhos nascidos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.