Neusa defende diálogo com população e diz que indústria química traz riscos para população de Santo Amaro

In Política On
- Updated

A deputada Neusa Cadore (PT) se posicionou nas redes sociais, nesta segunda-feira (27), de maneira contrária à construção de uma fábrica de produtos químicos em Santo Amaro, em área destinada à Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). A Orbi Química é uma empresa que fabrica produtos de limpeza automotiva, álcool, solventes e resinas de cola. A área em questão fica próxima ao centro da cidade e das margens do Rio Subaé.

Presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Neusa entende as necessidades do município, mas alerta para o risco à vida dos moradores. “Neste momento de crise, a geração de emprego e renda é essencial, mas é preciso ter cuidado com a vida de milhares de santoamarenses. A implantação de uma indústria química na área dedicada à UFRB, nas proximidades do Rio Subaé, oferece um risco grande de uma nova contaminação para a população de Santo Amaro, que ainda guarda marcas profundas da contaminação por chumbo, no início dos anos 90.” alerta.

Para a parlamentar, é necessário o diálogo entre o poder público e a população. “Prefeito e vereadores precisam dialogar com a população. Moradores, pescadores, marisqueiras e comunidades tradicionais devem ser ouvidos. Nem mesmo a UFRB foi convidada a dialogar sobre a implantação da fábrica, na área destinada à expansão do seu campus”, recomenda Neusa.

Contaminação por Chumbo

Ao longo de três décadas, a Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac) depositou  em Santo Amaro 490 mil toneladas de rejeitos contaminados por esse e outros metais perigosos, como cádmio, mercúrio e outros. Desativada em 1993, a fábrica deixou um histórico de poluição e doenças. A persistência da contaminação continua motivando novas pesquisas, mesmo após 20 anos do fechamento da Cobrac. O chumbo está ligado a uma doença chamada saturnismo, que provoca dores agudas, impotência sexual nos homens, além de aborto nas mulheres ou malformações severas nos filhos nascidos.

You may also read!

Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova será desativado até esta sexta

Com mais de 480 altas contabilizadas, o Hospital de Campanha instalado pelo Estado na Arena Fonte Nova será desativado

Read More...

Bahia tem saldo de 9.420 empregos em agosto, melhor resultado do ano

A Bahia registou saldo positivo de 9.420 postos de trabalho no último mês de agosto. O crescimento foi resultado

Read More...

A prefeitura de Salvador vai entregar mais uma geomanta

O prefeito ACM Neto inaugura nesta quinta-feira (01), às 10h, a geomanta da Travessa Pacheco Oliveira, na Fazenda Grande

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu