Cuidado com a alimentação pode ajudar a reduzir a ansiedade da quarentena

In Esporte On
- Updated

Com o novo coronavírus ainda em estágio crescente, só resta às pessoas, o isolamento social como forma de prevenção. Mas estar em casa, dentro de um espaço limitado, em uma situação que gera estresse e preocupação pode desencadear quadros de ansiedade e até depressão. Para o nutricionista Gabriel Pacheco, da equipe de nutrição da Rede Alpha Fitness, alguns cuidados básicos na hora de escolher o que comer, podem ajudar a combater os problemas. “A nutrição vai influenciar na relação entre seu corpo e sua mente. Se você come errado, alimentos gordurosos, de pouco teor nutritivo, vai sobrecarregar o intestino. Isso, aliado à redução do gasto de calorias, vira um sinal de alerta ao cérebro; que desencadeia a ansiedade”, conta Gabriel. Cuidar da flora intestinal, escolher os alimentos para o dia a dia, são dicas básicas, segundo o especialista, para se manter em equilíbrio.
O ideal é apostar nos alimentos que promovam melhor a saciedade. Frutas, verduras, raízes e proteínas. Para o nutricionista, é fundamental não pular refeições, se alimentar de tempos em tempos (para manter o organismo em funcionamento) e comer sem pressa. “Por estar em casa, e ter acesso mais fácil à comida, o cuidado deve ser redobrado, para não “beliscar” coisas o tempo inteiro”, alerta. Uma boa opção de café da manhã, por exemplo, seria ingerir ovos, frutas, uma raiz. No lanche, aliar uma fruta a aveia, como fonte de fibra. No almoço, saladas cruas ou cozidas e proteínas – de preferência grelhadas. Uma dica para sobremesa é ao invés de um doce, comer uma fruta. Ou, se o doce estiver no cardápio, dosar a quantidade para não exagerar.
“Tudo isso, claro, deve estar aliado à hidratação e também a uma prática de atividades físicas, pois se exercitar vai liberar endorfina e serotonina, substâncias que acalmam”, diz. Gabriel ressalta ainda que receitas das avós, como aquele chazinho de camomila ou o suco de maracujá, também ajudar a combater a ansiedade causada pela quarentena! Ainda sobre a prática de exercícios, vale lembrar que a Rede Alpha Fitness tem realizado o projeto de aulas ao vivo, via internet, pelos perfis da academia no Instagram e no Youtube!

You may also read!

Incêndio atinge fábrica de vaciba para o COVID-19 na Índia

Um incêndio atingiu hoje (21) uma das maiores produtoras mundial de vacinas, uma fábrica da Serum Institute da Índia.

Read More...

Com embaixadores, Rui Costa busca atrair nova indústria automobilística e mais oportunidades para a Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa, está numa agenda propositiva frente aos impactos que o fechamento da montadora Ford

Read More...

Corpo decasal de estudantes que viajava de Brasilia para Sobral, é encontrado na Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou, por volta das 12h40 desta segunda-feira (18), um carro com os corpos do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu