Agricultura familiar segue produzindo alimentos nutritivos e saudáveis

In Bahia On
- Updated
Hoje é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição e devemos nos lembrar da prática da boa alimentação diária, principalmente neste período em que o mundo enfrenta a pandemia gerada pelo novo coronavírus. A agricultura familiar é protagonista neste dia, pois produz alimentação saudável, sendo responsável por quase 80% do que chega à mesa da população, e não parou de trabalhar para abastecê-la.
A Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê) segue funcionando. No local, são produzidos flocão puro milho, canjiquinha, mingau de milho verde, mingau multicereais, mugunzá e creme de milho. Todos os produtos são fabricados com milho não transgênicos.
A representante da Copirecê, Vamary de Jesus, afirmou que mesmo em meio a tensão da pandemia, a Copirecê continua produzindo, principalmente o flocão, para atender seus clientes: “A nossa rotina sofreu algumas alterações, pois as pessoas que estão no grupo de risco foram liberadas, os cuidados com a higiene foram redobrados, fornecemos álcool em gel, máscaras, luvas para todos os colaboradores. Sabemos da importância de produzirmos alimentos em momento como este, o qual as pessoas estão procurando se alimentar bem, com alimentos saudáveis. Então, ficamos felizes em fazer a nossa parte, mas seguindo todos os cuidados”.
Agricultores familiares, além de produzirem o alimento para comercializar, também têm optado por levar à própria mesa a produção do seu quintal. Alimentos nutritivos, saudáveis e frescos fazem parte do cardápio do agricultor Antônio de Jesus, da comunidade Rio do Braço, no município de Mutuípe.
Entre os alimentos utilizados pelo agricultor está a folha da taioba: “Minha família utiliza a taioba quase todo dia. É bom pra mente, para o cérebro, dá força pro sangue. Aqui a gente bota mais taioba no feijão do que carne e estamos todos fortes”.
Na Bahia, mais de seis mil agricultores estão sendo orientados a utilizar plantas e alimentos cultivados em suas localidades. A ação faz parte do plano de ação de segurança alimentar e nutricional do Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado, em parceria com a VP-Centro de Nutrição Funcional. A iniciativa já capacitou 80 técnicos de assistência técnica e extensão rural (Ater) e 176 Agentes Comunitários Rurais (ACRs) sobre a importância da alimentação saudável, valorizando os alimentos da biodiversidade e das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). O grupo está levando os conhecimentos adquiridos aos beneficiários do projeto em todo estado.
A nutricionista Valéria Paschoal, da VP- Centro de Nutrição Funcional, diz que, apesar de não existir um alimento milagroso, que evite a Covid-19, uma dieta saudável ajuda o organismo a se manter preparado contra os invasores. Ela endossa a importância de uma alimentação saudável: “Agricultores familiares, utilizem os alimentos que têm no seu quintal, nele têm muitas plantas comestíveis, as PANC, que carregam uma variedade de nutrientes e compostos ativos que vão garantir uma excelente imunidade, nesse período de coronavírus. No seu quintal está o seu remédio, utilize esses alimentos”.
*Bahia Produtiva*
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), fruto da parceria entre o Estado da Bahia e o Banco Mundial, por meio de acordo de empréstimo.

You may also read!

DTE de Vitória da Conquista incinera cerca de 200 kg de drogas

Resultado de apreensões que geraram instauração de diversos inquéritos e indiciamento de dezenas de traficantes, cerca de 200 quilos

Read More...

Mercado das Sete Portas passa por desinfecção total como prevenção ao coronavírus

O Mercado Público das Sete Portas passou por uma desinfecção total, como medida preventiva ao avanço do Covid-19, nesta

Read More...

Os militares no esparro

Jolivaldo Freitas Basta ler o que se escreve nos jornais sérios, por colunistas respeitados e atinados, para se saber

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu