AEDES AEGYPTI – Secretaria Municipal de Saúde pede que a população redobre cuidados

In Cidade On
- Updated

Boa parte da população segue as orientações do Ministério da Saúde e permanece em quarentena nos últimos dias por conta da pandemia de coronavírus, Covid-19. O período dentro de casa é ideal para redobrar os cuidados com o mosquito Aedes aegypti e ajudar no combate para reduzir os casos de arboviroses em Salvador.

Somente este ano, foram notificados 2.701 casos de dengue, 1.326 de chikugunya e 242 ocorrências de zika em Salvador.

A Secretaria Municipal da Saúde reforça a necessidade do cidadão se tornar o ‘agente de endemia’ da própria residência. De acordo com último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa) divulgado em janeiro, cerca de 80% dos criadouros do mosquito são encontrados dentro dos domicílios na capital baiana.

“Estamos em março ainda, o período final de um tempo propício para a proliferação das arboviroses já que a combinação de chuvas e calor é o clima perfeito para o rápido desenvolvimento do mosquito. Por isso, a população deve redobrar e tirar ao menos um dia da semana para fazer as ações necessárias para evitar focos dentro da residência”, sinalizou Andrea Salvador, coordenadora do Centro Controle de Zoonoses (CCZ).

Famílias podem realizar atividades como tampar bem os tonéis, caixas e barris de água, além da lavagem desses equipamentos com água e sabão; encher os pratos de vasos com areis até a borda; fechar bem os sacos de lixo; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; acondicionar pneus em locais cobertos; tampas ralos; entre outros.

Mesmo com a quarentena, o CCZ mantém ações diariamente para preservar a população como bloqueios focais e espacial, mutirões, inspeções em pontos estratégicos, atendimentos de solicitações especiais através de denúncias da Ouvidoria pelo 156, ação chaveiro em terrenos baldios, além de bloqueios focais apenas no entorno dos domicílios.

You may also read!

Em Campo Formoso, Rui entrega escola para comunidade quilombola e inaugura parque ecológico

Quase 100 quilômetros distante da sede de Campo Formoso, o povoado quilombola Lage dos Negros agora possui um novo

Read More...

UTI’S SEM REMÉDIOS EM 22 ESTADOS

Vinte e dois estados e o Distrito Federal estão com seus estoques de medicamentos para a intubação de pacientes

Read More...

Governador de São Paulo testa positivo para COVID-19

O governador de São Paulo, João Doria, revelou nesta quarta-feira (12), que recebeu um diagnóstico positivo para covid-19, doença

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu