A Bahia está á feente da discussão das cirurgias bariatricas e da obesidade na Câmara dos deputadoss

In Brasil On

O aumento da obesidade no Brasil, das doenças associadas e a ampliação do acesso à cirurgia bariátrica e metabólica – para pacientes com Diabetes Tipo 2 – serão discutidos na Câmara Federal, em Brasília, nesta terça-feira (08). A agenda marca a programação do Dia Mundial de Combate à Obesidade ( 11 de outubro).

O cirurgião baiano, Marcos Leão Vilas Bôas, atual presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), apresentará os dados mais recentes referentes ao tratamento cirúrgico da obesidade, sobre população elegível no Brasil e aumento das doenças associadas.

A proposição da audiência pública é do presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, deputado federal Antonio Brito (PSD-BA). Participam da audiência representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

OBESIDADE NA BAHIA – Na Bahia, segundo últimos dados da pesquisa Vigitel – divulgada pelo Ministério da Saúde – 19% da população possui Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30, ou seja, com obesidade. A Bahia possui atualmente uma população de 283 mil pessoas elegíveis à cirurgia bariátrica, sendo que destas 251 mil pessoas seriam pacientes elegíveis pelo SUS. Em contrapartida, o Estado da Bahia é o que apresentou uma das maiores quedas no número de procedimentos realizados entre 2008 e 2016, com – 86% segundo o Data SUS. No ano passado foram realizadas 2.891 cirurgias bariátricas na Bahia, sendo que pelo SUS foram apenas 23 cirurgias em todo o Estado.

You may also read!

Espaços Boca de Brasa realizam mostra de oficinas artísticas

Neste sábado (30), às 15h, o espaço cultural Boca de Brasa CEU de Valéria, na localidade de Lagoa da

Read More...

Retinopatia diabética pode levar à cegueira irreversível, alerta oftalmologista

Responsável por mais de 400 mil mortes no Brasil, entre os anos de 2010 e 2016, de acordo com

Read More...

REMANSO – Dupla é presa com cocaína em veículo da Câmara de Vereadores de Remanso

José Freitas de Araújo Filho, o Zé Filho, e Denilson Sousa Ferreira, foram presos por tráfico de drogas, por

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu