Sem categoria

Guardas Municipais são treinados para capturar animais silvestres

Cerca de dez agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), lotados no Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), participaram nesta terça-feira (3) de um curso teórico e prático para “Manejo e Resgate de Animais Silvestres”, no Zoológico de Salvador, em Ondina.

O treinamento contou com atividades teóricas e práticas, e foi ministrado por veterinários do Zoológico. A atividade tem como objetivo de capacitar os profissionais, atualizando sobre os procedimentos e legislações aplicados à captura de animais silvestres.

“É um momento para trocar conhecimentos e alinhar procedimentos. É um trabalho em conjunto. Ter esses encontros é muito importante para que possamos cada vez prestar um serviço mais eficaz e de qualidade”, afirmou o supervisor do Gepa, Robson Pires.

Manejo, captura, contenção e transporte desses animais, além de temas relacionados a zoonoses e biossegurança foram tratados com os agentes, que, dentre as atividades práticas, tiveram que capturar alguns animais, como o cachorro do mato.

“Cada espécie tem uma particularidade, uma forma correta de se conter e de se transportar. Assim como o tratamento clínico, o processo de captura e transporte necessita de cuidados para que esses animais sejam retidos de forma saudável e tenham mais chances de retornar para a natureza”, disse Márcio Andrade, um dos médicos veterinários do zoológico responsável pelo treinamento.

O treinamento de reciclagem acontece anualmente e foi iniciado na segunda-feira (2). Prossegue até a próxima sexta-feira (6), totalizando uma carga horária de 40 horas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.