Seminário sobre samba presta homenagem a Riachão

In Bahia On

O seminário ‘Eu Sou o Samba’ levou para o auditório do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), em Salvador, a história do ritmo, a origem, as características e as variações, na tarde desta terça-feira (20). Como parte do mês da Cultura Popular, promovido pelo órgão, o evento teve como homenageado o compositor e sambista soteropolitano Riachão que, aos 97 anos, é uma das maiores referências vivas do ritmo.

“Com esta homenagem e com o carinho deste órgão, eu só tenho que pedir a Deus para tomar conta de todos que realmente procuram prestigiar o artista. Não tenho palavras para dizer sobre a felicidade [desta homenagem]”, declarou o artista, que foi ao seminário acompanhado de familiares.

Segundo o coordenador honorário de cultura do IGHB, Jaime Nascimento, a programação do evento priorizou juntar sambistas e pesquisadores. “A ideia é juntar essas duas feições: o samba, enquanto umas das manifestações da cultura popular, e Riachão, como um dos nossos mais populares sambistas”, explicou.

O seminário destacou a trajetória pessoal e musical de Riachão a partir de depoimentos da cantora e historiadora Juliana Ribeiro. Dentre os palestrantes, também estavam os cantores e compositores Roberto Mendes e Chocolate da Bahia, além do sambista e pesquisador Ênio Bernardes e da historiadora Alessandra Carvalho da Cruz, pesquisadora do gênero musical.

“Eu costumo dizer que [Tia] Ciata fez o transporte das chulas do Recôncavo Baiano, do canto de labor do Recôncavo, ali pela região de Santo Amaro, para o Rio de Janeiro. E o Rio de Janeiro não foi besta, por isso que eles homenageiam as baianas no Carnaval. Mas se não fosse Santo Amaro, não existiria o samba no Brasil”, afirmou o santo-amarense Roberto Mendes.

You may also read!

TÚLIO GADELHA (PDT-PE) – Propõe tipificação específica para crimes cometidos contra imprensa

Projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados propõe uma tipificação específica de crimes cometidos contra profissionais da imprensa.

Read More...

RODRIGO MAIA – “QUEM DERRUBA A ECONÔMIA É O CORONA VÍRUS”

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, discursou hoje (26) no plenário da Casa e disse que quem

Read More...

WITZEL – STJ autoriza apreensão de obras de arte e busca em salas secretas

Na decisão que autorizou a Operação Placebo, o ministro do STJ Benedito Gonçalves permitiu a apreensão de “obras de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu