VSBA lançam projeto de voluntariado na unidade pediátrica do Hospital Roberto Santos

In Bahia On
- Updated

As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) lançaram, na manhã desta quarta-feira (24), o projeto ‘Meu Coração é do Bem’, que tem o objetivo de levar brincadeiras, oficinas e outras atividades lúdicas para o atendimento pediátrico de unidades hospitalares estaduais. O lançamento ocorreu no auditório do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no bairro do Cabula, em Salvador, primeira unidade a receber o projeto.

A presidente das VSBA e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, comandou o lançamento, que contou com a presença do governador Rui Costa. “Eu espero que a gente consiga expandir esse projeto. Começamos pela pediatria, mas quero levar para todo o hospital. Iniciamos pelo Roberto Santos pelo tamanho e pela complexidade dele. Desejo que todos abracem essa corrente junto com a VSBA e que ela faça a diferença na vida de muitos”, declarou Aline.

Já Rui comentou que fez questão de “prestigiar a iniciativa de várias mulheres e homens que entraram nesse programa de voluntariado. Eu tempo uma vontade enorme de plantar essa semente junto com Aline, que é o sentimento de humanidade, solidariedade e fraternidade entre os seres humanos. O Estado não pode tudo, muito menos prestar humanidade, que só o ser humano pode transmitir”.

Para o diretor-geral do HGRS, José Lima Filho, a ação é fundamental para o tratamento do paciente, em especial para crianças. “A doença tem vários estágios e um deles é a falta de acolhimento. Esse acolhimento de quem vem de fora tem um impacto muito grande na recuperação. As crianças são as mais suscetíveis, que acabam parando a vida escolar e familiar. O HGRS é o maior hospital da rede estadual e a maior referência em complexidade. As crianças têm uma longa permanência aqui”.

Para ser voluntário, é preciso ser maior de 18 anos e não desenvolver atividade na área de saúde. Interessados devem se cadastrar no site das VSBA (www.vsba.ba.gov.br).

Obras de modernização

Durante a visita ao HGRS, Rui também vistoriou as obras que estão sendo realizadas na unidade pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab). Foram conferidas as intervenções de modernização do Centro Cirúrgico, a construção de nova cozinha e de outro refeitório, além da nova clínica de hemodiálise.

“Estamos executando várias obras ao mesmo tempo aqui, no total de R$ 22 milhões em investimentos. Em outubro ou novembro, nós faremos a entrega para melhorar a qualidade do atendimento”, afirmou o governador. Ele explicou que as mudanças são realizadas em etapas para não interromper o atendimento.

Após a conclusão das novas alas, os antigos espaços darão origem a um novo setor. “Trata-se de uma nova unidade, que está sendo batizada de Hospital do Homem, para atendimento das doenças específicas do homem, já que temos um Hospital da Mulher”, completou Rui.

Na ocasião, o governador ainda destacou os investimentos estaduais no diagnóstico precoce, como estímulo à visita regular aos postos de saúdes e a construção das policlínicas regionais, como a que será instalada no bairro de Narandiba e a exemplo das outras nove unidades já em funcionamento na Bahia.

You may also read!

A Bahia está á feente da discussão das cirurgias bariatricas e da obesidade na Câmara dos deputadoss

O aumento da obesidade no Brasil, das doenças associadas e a ampliação do acesso à cirurgia bariátrica e metabólica

Read More...

AGRESSIVO – Bolsonaro ataca Macron, Cuba e Venezuela

O presidente Jair Bolsonaro fez duras críticas ao socialismo, aos governos anteriores do PT e aos países estrangeiros que

Read More...

Dupla é presa ao anunciar falsos imóveis pela internet

Apresentando-se como corretora de imóveis, a estelionatária Rosimeire Cruz Casaes, de 49 anos, foi presa, na segunda-feira (23), pela

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu