Sem categoria

1º lote do IR2019 – Receita Federal paga nesta segunda-feira

A Receita Federal paga nesta segunda-feira, 17, as restituições incluídas no primeiro lote do Imposto de Renda de 2019. De acordo com o Fisco, neste lote, 2,6 milhões de contribuintes foram contemplados e receberão cerca de 5,1 bilhões de reais. O dinheiro será depositado na conta informada pelo contribuinte quando enviou à declaração deste ano.

Nesse primeiro lote estão os contribuintes considerados prioritários pela Receita: idosos, deficientes físicos ou mentais, doentes graves e professores. O valor da restituição estará corrigido em 1,54%, relativo à taxa Selic de maio a junho de 2019. A restituição do IRPF ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerer por meio da internet, mediante o formulário eletrônico “Pedido de pagamento de restituição”.

Os lotes de restituição são liberados mensalmente. Após as prioridades, o Fisco paga os contribuintes pela ordem de chegada. Há sete lotes de IR, que são liberados entre junho e dezembro, sempre na segunda quinzena.

Para verificar se a declaração foi liberada o contribuinte pode acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone 146.

É necessário ter em mãos o número do CPF e a data de nascimento do contribuinte. Caso tenha entrado no lote, a situação da declaração será “crédito enviado ao banco”.

Se a declaração aparecer como “Processada – em fila de restituição”, significa que a Receita não encontrou pendências na declaração  e irá liberar o pagamento nos lotes seguintes, liberados mensalmente até dezembro  na segunda quinzena de casa mês. Se a declaração estiver como “Processada”, significa que não há problemas no imposto, mas o contribuinte não tem dinheiro a receber.

Caso a mensagem exibida seja “com pendências”, é necessário que o contribuinte faça uma retificadora, pois está na malha fina.  A retificadora pode ser feita pelo mesmo programa em que o contribuinte enviou a declaração neste ano.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.