VENEZUELA – Venezuela lança novas cédulas; a maior vale mais que o salário mínimo

In Mundo On

O BCV (Banco Central da Venezuela) colocará em circulação nesta 5ª feira (13.jun.2019) uma nova cédula que multiplica, por 100, a de maior valor que circula atualmente. O anúncio ocorre em 1 momento de crise de hiperinflação do país.

As novas cédulas são de 10.000, 20.000 e 50.000 bolívares. A última equivale, pelo câmbio atual, a US$ 8,10 e, com ela, é possível comprar 2 quilos de carne. Anteriormente, a de maior valor era de 500 bolívares.

Além disso, a cédula de 50.000 bolívares supera o atual salário mínimo do país, de 40.000 bolívares (US$ 6,50). Segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), em 2018, a inflação venezuelana alcançou 1.370.000% e, para este ano, a projeção é de 10.000.000%.

Em comunicado, o BCV afirmou que a inclusão das novas cédulas na sociedade visa “tornar mais eficiente o sistema de pagamentos e facilitar as transações comerciais”.

O anúncio da decisão acontece depois de 29 de maio, data na qual o BCV revelou a inflação de 2018, além do recuo do PIB (Produto Interno Bruto) do país à metade desde 2013, quando o presidente Nicolás Maduro assumiu o poder.

A Venezuela passa por 1 difícil momento econômico, político e social em sua história recente, com escassez de produtos básicos, além do recuo da produção de petróleo, commodity com expressivo peso na pauta econômica do país.

You may also read!

EXTREMISTA SARA GIROMINI VAI PARA O PRESÍDIO

A ativista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, chefe do grupo “300 do Brasil”, de apoio ao presidente Jair

Read More...

O CENTRÃO MORDEU O BOLO OUTRA VEZ

No momento em que o Centrão recebe cargos no governo federal, o prefeito de Salvador e presidente nacional do

Read More...

Alexandre Moraes expediu mandados de busca contra Sara Winter e outros aloprados

O procedimento em curso na Procuradoria da República no Distrito Federal contra a influencer Sara Winter, que está engavetado

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu