Sem categoria

Novo levantamento aponta aumento do índice de infestação do Aedes em Salvador

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 1º e 05 de abril, apontou que o Índice de Infestação Predial (IIP) em Salvador passou de 1,9% (janeiro/2019) para 2,7%, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, aproximadamente três apresentaram focos do mosquito. O estudo revelou ainda que os depósitos preferenciais estão dentro dos domicílios como baldes, tonéis e outros recipientes utilizados para armazenamento de água.

O LIRAa também apontou que o número de áreas de risco aumentou na cidade, passaram de 16 para 41 bairros. A localidade de Fazenda Coutos (7,4%) foi a que expôs o maior índice de infestação. Por outro lado, o bairro da Engomadeira com 0,4%, apresentou o menor indicador da cidade, o que significa dizer que possui baixo risco de uma epidemia das patologias nessa região da capital.

De acordo com Isolina Miguez, subgerente das Arboviroses do CCZ, as condições climáticas apresentadas nesse período do ano é um dos fatores que contribuem para a proliferação do mosquito. “Vários fatores contribuem para o aumento do indicador nesta época do ano. As condições climáticas com chuvas intercaladas com momentos de forte calor facilitam a reprodução dos mosquitos. Outro fator a ser considerado é o armazenamento de água em depósitos a nível de solo, local onde as equipes de campo mais encontram focos do Aedes aegypti. Naturalmente, quando não há um fornecimento regular de água nas residências as pessoas buscam se organizar através do armazenamento em recipientes, que são prato cheio para proliferação do vetor se não estiverem devidamente tampados ou cobertos”, explicou.

Atividades de campo – Para o enfrentamento das arboviroses, a Prefeitura da capital baiana intensificará nesse mês de maio as ações por toda a cidade com o objetivo de eliminar focos e criadouros dos vetores. “Estamos mantendo as estratégias de rotina como os mutirões de limpeza nos bairros prioritários, em parceria com a Limpurb. Nessa mobilização, intensificamos as visitas casa a casa, além de trabalhos de manejo ambiental, limpeza, remoção e descarte de lixo ou quaisquer outros materiais que possam se tornar criadouros nessas localidades”, afirmou Isolina.

Nesta quarta-feira (08), a partir das 09 horas, os agentes de combate às endemias realizarão uma mobilização no bairro da Vila Verde, na Estrada Velha do Aeroporto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.