Operação da Prefeitura na saúde garante agilidade em atendimentos a foliões

In Bahia On
Operação da Prefeitura na saúde garante agilidade em atendimentos a foliões
Fotos: Bruno Concha/Secom
Para garantir os atendimentos em saúde de soteropolitanos e turistas durante o Carnaval, a Prefeitura montou uma mega estrutura assistencial nos circuitos oficiais da festa.  No total, serão 10 módulos funcionando 24 horas a partir das 18h de hoje (28) até a Quarta-feira de Cinzas, nas imediações do Shopping Barra, Farol da Barra, Ademar de Barros, Sabino Silva, Piedade, Politeama, Teatro Castro Alves, Ladeira da Montanha, Morro do Gato e Terreiro Jesus.  Já no circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), a assistência à população será prestada no 9º Centro de Saúde Sabino Silva, localizado no bairro.
No ano passado, os módulos assistenciais à saúde montados pela Prefeitura nos circuitos do Carnaval contabilizaram 4.953 atendimentos durante toda a folia. Essas unidades contarão com um total de 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, além da retaguarda de atendimento do Samu 192 e unidades de emergência/hospitais.
“Está tudo pronto para o nosso Carnaval. Teremos 1.500 profissionais envolvidos nessa operação, bem como toda a equipe do Samu mobilizada e unidades de retaguarda. Estamos preparados para garantir o suporte à população que necessitar de cuidados dentro e fora dos circuitos oficiais da folia”, declarou Luiz Galvão, secretário municipal da Saúde.
Luiz Galvão enalteceu ainda o esquema de retaguarda ofertado pelo município para assistência ágil e eficaz dos pacientes que necessitarem de atendimentos com maior complexidade.
“A estrutura assistencial montada conta ainda com 56 ambulâncias e 8 motolâncias do Samu 192 e cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofacial que prestarão assistência rápida aos foliões que sofrerem fraturas faciais durante a festa. As Unidades de Pronto-Atendimento do município continuarão operando 24 horas para casos de urgência e emergência”, observou.
A SMS vai promover ainda testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (projeto Fique Sabendo). A estratégia incentiva a detecção precoce das DSTs. Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público interessado por meio de duas unidades montadas no Multicentro Carlos Gomes, na Rua Carlos Gomes, e na Rua Dias D´Ávila, na Barra. Tanto nesses pontos quanto nos 10 módulos de saúde haverá distribuição de preservativos – cerca de 3 milhões serão disponibilizados durante a folia.
Vigilância – A secretaria vai atuar ainda nas áreas da vigilância epidemiológica, ambiental e sanitária, com equipes na rua fiscalizando, por exemplo, a qualidade da água e dos alimentos. A Vigilância Sanitária, por exemplo, terá 10 praticáveis fixos espalhados pelos circuitos com o objetivo de otimizar a fiscalização dos carros de apoio e dos trios elétricos, camarotes, além do comércio formal e informal de alimentos.
O trabalho dos fiscais busca evitar surtos alimentares e intoxicações causadas pelo consumo de produtos sem adequações sanitárias exigidas por lei. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) manterá equipes de plantão para as ações específicas de intervenção e controle.

You may also read!

Os militares no equilíbrio político

Jolivaldo Freitas   O presidente Jair Bolsonaro não vai mais participar das manifestações em apoio ao seu governo, marcadas

Read More...

Cão adotado pela 11ª CIPM ajuda no patrulhamento diário

Adotado pelos policiais da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Barra), Barrito, 2 anos, é o cachorro protetor das

Read More...

Rubro Negro baiano divulga lista de convocados para o confronto contra o Atlético Goianiense

O Esporte Clube Vitória volta a campo neste domingo (26), quando enfrenta o Atlético Goianiense, pela quinta rodada da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu