Operação da Prefeitura na saúde garante agilidade em atendimentos a foliões

In Bahia On
Operação da Prefeitura na saúde garante agilidade em atendimentos a foliões
Fotos: Bruno Concha/Secom
Para garantir os atendimentos em saúde de soteropolitanos e turistas durante o Carnaval, a Prefeitura montou uma mega estrutura assistencial nos circuitos oficiais da festa.  No total, serão 10 módulos funcionando 24 horas a partir das 18h de hoje (28) até a Quarta-feira de Cinzas, nas imediações do Shopping Barra, Farol da Barra, Ademar de Barros, Sabino Silva, Piedade, Politeama, Teatro Castro Alves, Ladeira da Montanha, Morro do Gato e Terreiro Jesus.  Já no circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), a assistência à população será prestada no 9º Centro de Saúde Sabino Silva, localizado no bairro.
No ano passado, os módulos assistenciais à saúde montados pela Prefeitura nos circuitos do Carnaval contabilizaram 4.953 atendimentos durante toda a folia. Essas unidades contarão com um total de 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, além da retaguarda de atendimento do Samu 192 e unidades de emergência/hospitais.
“Está tudo pronto para o nosso Carnaval. Teremos 1.500 profissionais envolvidos nessa operação, bem como toda a equipe do Samu mobilizada e unidades de retaguarda. Estamos preparados para garantir o suporte à população que necessitar de cuidados dentro e fora dos circuitos oficiais da folia”, declarou Luiz Galvão, secretário municipal da Saúde.
Luiz Galvão enalteceu ainda o esquema de retaguarda ofertado pelo município para assistência ágil e eficaz dos pacientes que necessitarem de atendimentos com maior complexidade.
“A estrutura assistencial montada conta ainda com 56 ambulâncias e 8 motolâncias do Samu 192 e cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofacial que prestarão assistência rápida aos foliões que sofrerem fraturas faciais durante a festa. As Unidades de Pronto-Atendimento do município continuarão operando 24 horas para casos de urgência e emergência”, observou.
A SMS vai promover ainda testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (projeto Fique Sabendo). A estratégia incentiva a detecção precoce das DSTs. Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público interessado por meio de duas unidades montadas no Multicentro Carlos Gomes, na Rua Carlos Gomes, e na Rua Dias D´Ávila, na Barra. Tanto nesses pontos quanto nos 10 módulos de saúde haverá distribuição de preservativos – cerca de 3 milhões serão disponibilizados durante a folia.
Vigilância – A secretaria vai atuar ainda nas áreas da vigilância epidemiológica, ambiental e sanitária, com equipes na rua fiscalizando, por exemplo, a qualidade da água e dos alimentos. A Vigilância Sanitária, por exemplo, terá 10 praticáveis fixos espalhados pelos circuitos com o objetivo de otimizar a fiscalização dos carros de apoio e dos trios elétricos, camarotes, além do comércio formal e informal de alimentos.
O trabalho dos fiscais busca evitar surtos alimentares e intoxicações causadas pelo consumo de produtos sem adequações sanitárias exigidas por lei. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) manterá equipes de plantão para as ações específicas de intervenção e controle.

You may also read!

Michel Temer é preso em São Paulo

A Força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quinta-feira (21/3), o ex-presidente Michel Temer,

Read More...

Rui Costa visita obras de macrodenagem do Rio Jaguaribe

Mais qualidade de vida para os moradores da região do Bairro da Paz e da Avenida Orlando Gomes, além

Read More...

Programa de resistência às drogas e violência inicia novo ciclo de atividades em unidades de ensino

A Polícia Militar da Bahia retomou as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu