Novo acervo da Casa do Carnaval já pode ser visitado a partir desta quarta

In Cidade On
- Updated

Com mais de 20 mil visitas desde que as portas se abriram pela primeira vez, em 5 de fevereiro de 2018, a Casa do Carnaval completa um ano encantando o público com ampliação do acervo, que já pode ser conferido a partir desta quarta-feira (13). Nesse primeiro dia, a entrada é gratuita, das 11h às 19h. A Secult alerta para a possibilidade de filas para acessar o local – o ideal é entrar até as 18h. Cada sala tem capacidade para 45 pessoas.

São quatro vídeos, sendo um deles um curta metragem sobre os “Irmãos Macêdo” e outro sobre Moraes Moreira, considerado o primeiro cantor de trio. Além disso, compõem as novidades produções que destacam a estética dos carros de trio, a história do Carnaval, a obra de Riachão, além dos depoimentos e histórias de Orlando Tapajós e análises dos pesquisadores Paulo Miguez e Milton Moura.

Os novos curta-metragens foram apresentados pela primeira vez ontem (12), em celebração pelo um ano de funcionamento da estrutura, administrada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Participaram da cerimônia o titular da Secult, Cláudio Tinoco, artistas, produtores, pesquisadores e imprensa.

O secretário explicou que o equipamento está em constante inovação. “Já temos um rico acervo, mas a Casa do Carnaval será sempre um museu em construção. Estaremos sempre introduzindo novos elementos que possam oferecer inovações culturais tanto para o soteropolitano como para os turistas”, destacou Tinoco.

“Aqui está a nossa história. Vamos celebrar possibilitando a oferta desse conteúdo. O museu foi um sucesso durante o ano todo. É um espaço de vivência e conhecimento do Carnaval de Salvador. Atrai todas as gerações, idosos, jovens, estudantes e crianças”, completa o titular da Secult.

O espaço é localizado na praça Ramos de Queirós, no Centro, ao lado da Catedral Basílica, em um imóvel do ano de 1921, conhecido anteriormente como a Casa do Fronstispício – tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Prefeitura investiu cerca de R$ 6 milhões para a implantação do museu.

Reconhecimento – O curta “Irmãos Macêdo”, com duração de 15 minutos, retrata a história dos fundadores do trio elétrico Dodô e Osmar, além de apresentar a família, através dos depoimentos de Armandinho, Aroldo, André e Betinho. O material destaca a importância desta família para o Carnaval da Bahia contemporâneo, com a eletrificação da música.

Para Armandinho, que participou do evento de apresentação do novo conteúdo, foi uma honra contribuir com o incremento do acervo. “Muito importante receber essa homenagem da Casa do Carnaval. Eu vejo ela como o reconhecimento de todo um trabalho, uma história que a gente trilhou, continuação da história do trio elétrico. A história de um instrumento, as músicas, a música “trieletrizada”, nosso marco mais importante. Viva o Carnaval!”, vibrou o músico e instrumentista.

Nos 17 minutos do curta em homenagem a “Moraes Moreira”, o artista é exaltado como o primeiro cantor a subir em um trio elétrico. Já o filme que retrata “O visual do Carnaval” tem duração de 30 minutos e traz uma roda de conversa entre os grandes responsáveis pela estética do carnaval: Juarez Paraíso, Jotta Cunha, Pedrinho da Rocha, Alberto Pitta e Ray Viana.

Tudo isso já pertence ao acervo histórico presente no ambiente, que é composto por adereços, instrumentos musicais, figurinos usados por grandes nomes da música baiana, miniaturas de personagens como o folião, o ambulante, a baiana do acarajé e os músicos que fazem a festa, vídeos sobre a folia contada pelos artistas e muitos outros atrativos. A Casa do Carnaval já recebeu o segundo lugar do Prêmio Nacional de Turismo, na categoria “Valorização do Patrimônio pelo Turismo”.

You may also read!

Incêndio atinge fábrica de vaciba para o COVID-19 na Índia

Um incêndio atingiu hoje (21) uma das maiores produtoras mundial de vacinas, uma fábrica da Serum Institute da Índia.

Read More...

Com embaixadores, Rui Costa busca atrair nova indústria automobilística e mais oportunidades para a Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa, está numa agenda propositiva frente aos impactos que o fechamento da montadora Ford

Read More...

Corpo decasal de estudantes que viajava de Brasilia para Sobral, é encontrado na Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou, por volta das 12h40 desta segunda-feira (18), um carro com os corpos do

Read More...

One commentOn Novo acervo da Casa do Carnaval já pode ser visitado a partir desta quarta

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu