Sem categoria

Jerônimo Rodrigues tem o desafio de melhorar a educação na Bahia

Um dos nomes mais comemorados na reforma administrativa do governo Rui Costa (PT), divulgado na tarde desta terça-feira (29), foi o nome do petista Jerônimo Rodrigues Souza. Irmão da vereadora Marta Rodrigues (PT), ele possui um curriculum extenso e com vasta experiência na educação.

Homem de confiança do governador, Rodrigues coordenou a campanha que elegeu Rui Costa com mais de 75% dos votos dos baianos.  Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1991); especialização em Desenvolvimento Territorial Sustentável, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/SDT), em 2007.

Metre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1997). Foi assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado da Bahia (2007/2010) e assessor especial da Secretaria estadual de Planejamento do estado da Bahia (2010).

Jerônimo é professor assistente do Departamento de ciências sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Feira de Santana, desde 1995. Conhece o que acontece dentro e fora da sala de aula, e sua experiência vai ajudar muito nos novos rumos que o governo da Bahia tem para a revolucionar a educação no estado.

Jerônimo atuou no Movimento de Organização Comunitária (MOC) de 1995 a 2006. Foi membro do conselho Curador da FAPESB e do Fundo de Combate à Pobreza do estado da Bahia e do conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Baiano. Tem experiência na área de desenvolvimento territorial sustentável, com ênfase em Politica de Desenvolvimento Rural, atuando em orçamento público, educação ambiental para a sustentabilidade, plano de desenvolvimento territorial, economia solidária (cooperativismo), planejamento de entidades e de instituições da sociedade civil e do poder público; tecnologias sociais e assistência técnica e extensão rural e convivência com o semiárido brasileiro.

Ele foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2011) e Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial/SDT/MDA, (2011/12); Secretário Executivo do Programa Proterritórios/Cumbre Ibero Americana (2011/12); Secretário Executivo do CONDRAF; Membro do Conselho Nacional de Economia Solidária (2011/12). Assessor Especial do Ministro do MDA para o tema do Semiárido Brasileiro (2012-2013). Coordenação do programa de Governo Participativo candidatura Rui Costa Governador da Bahia (2014). Secretário de Desenvolvimento Rural do Governo da Bahia (2015). Presidente do conselho de desenvolvimento Rural do estado da Bahia (CEDRS).

Com uma missão importante, talvez o maior desafio desse novo período do governo Rui Costa, Jerônimo Rodrigues tem consciência do desafio que o aguarda, mas garante estar pronto para assumir a responsabilidade de transformar a educação do estado e a vida de milhares de jovens.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.