Especialista da dicas de como se preparar nos dias que antecedem o ENEM – Bahia Press

Especialista da dicas de como se preparar nos dias que antecedem o ENEM

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Depois de muito estudar, investir em cursinhos e aulas nos finais de semana, abdicar de momentos de diversão com os amigos e família, noites perdidas de sono, corpo cansado ao extremo, momentos de tensão, finalmente, a tão esperada semana do ENEM chegou. E agora? O que fazer para controlar a ansiedade e o medo de não ter bom rendimento na prova? Será que tem como fazer algo que ajude a manter a calma e tranquilidade para que
todo esse esforço não seja jogado fora?
“As pessoas que se preparam para esses momentos de provas que podem mudar o destino da vida delas, geralmente, têm dificuldades em controlar a ansiedade. É perfeitamente compreensível, mas eu costumo falar que aqueles que têm autoconhecimento e autocontrole sai na frente dos demais desde o momento das provas seletivas”, pontua Norma Pereira, Consultora em Desenvolvimento Humano e Coach de Imagem.
Pensando nisso, ela elenca algumas dicas do que fazer nos dias que antecedem provas como o ENEM. Segundo Norma Pereira, é necessário priorizar a revisão dos estudos, seguindo as seguintes etapas:

1) Compromisso: se comprometer a estudar 8 horas por dia para revisar os assuntos da prova.
2) Disciplina: renunciar ao ritmo atual da vida e se autodeterminar novos hábitos, inclusive na
alimentação.
3) Organização: ter uma agenda, organizar o tempo e o material que vai utilizar nos estudos.
4) Concentração: evitar estudar em locais barulhentos e focar atenção nos estudos, evitando
tudo que tira o foco.
5) Flexibilidade: estar aberto para o novo até conseguir seus objetivos, inclusive, mudando
hábitos nocivos.
6) Fazer um mapa mental. Com pouco texto, imagens e cores tem que ser organizado de
acordo com cada matéria.
7) Dormir pelo menos 8 horas na noite que anteceder a prova.
8) A ingestão de água facilita as conexões neurais, auxiliando no raciocínio. Portanto, é
aconselhado beber, em média, 8 copos de água por dia.
9) Evitar usar celular e só usá-lo após as refeições, enquanto descansa (15 minutos no
máximo). No horário dos estudos, deixar desligado.
10) Evitar tudo que causa estresse, aborrecimento e ansiedade.

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