Sem categoria

HOSPITAL SANTA IZABEL É REFERÊNCIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER INFANTOJUVENIL

Durante todo o mês, o Hospital Santa Izabel ganha mais cor. É que, em comemoração ao Setembro Dourado, a instituição iluminou sua fachada com o tom da campanha, que alerta sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer infanto-juvenil.

A ação acontece em parceria com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC, dedicada exclusivamente à conscientização sobre a doença, que pode chegar até 10 mil novos casos registrados nesta faixa etária.

Além da luz dourada, materiais informativos estão sendo distribuídos dentro e fora do hospital para atrair a atenção de médicos, pediatras e familiares sobre os sintomas mais comuns da doença, como palidez, sangramentos, manchas, febres e dores de cabeça persistentes.

De acordo com o oncopediatra do HSI, Bruno Freire, o câncer é a principal causa de morte de crianças e adolescentes de zero a 19 anos, com atenção especial para os tipos de leucemia. Freire afirma que este dado alarmante está relacionado à falta de técnicas de rastreamento para esta faixa etária. “Diferente dos adultos, não há exames como mamografia ou colonoscopia para os jovens”.

Por isso, o diagnóstico precoce se faz tão necessário, aumentando consideravelmente as chances de cura. “É a principal medida pra alterar o curso da doença e melhorar a taxa de cura: Identificar o câncer, encaminhar o paciente para a oncologia e começar o tratamento de forma mais rápida possível”, completa Freire.

 

Tratamento –No Santa Izabel, as crianças diagnosticadas com câncer possuem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de oncologia, hematologia, pediatria, odontologia, psicologia, terapia ocupacional, assistência social, fisioterapia, enfermagem e farmácia, além de toda a estrutura laboratorial. Eles também contam com brinquedistas e podem frequentar a Escola Hospitalar, cujas atividades são ministradas por professores e pedagogos.

A Casa de Saúde Solange Fraga, também administrada pela Santa Casa da Bahia, oferece hospedagem, seis refeições diárias, apoio psicossocial e demais necessidades para crianças e familiares oriundas do interior e em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante todo o período de tratamento.

Sobre o Hospital Santa Izabel

 

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), Oncologia, Ortopedia e Neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.