Senado aprova projeto que obriga divulgação de cirurgias eletivas

In Brasil On

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou, em caráter terminativo, projeto que obriga os governos estaduais, municipais e do Distrito Federal a divulgarem na internet as listas de pacientes aguardando cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O texto segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto, a listagem na internet omitirá o nome dos pacientes – por uma questão de privacidade –, mas poderá ser consultada via documento de identidade ou pelo registro do Cartão Nacional de Saúde. A divulgação será feita por especialidade clínica, conforme prevê a proposta, apresentada pelo senador José Antônio Reguffe (sem partido-DF).

Os procedimentos eletivos são todos aqueles não enquadrados como de urgência ou emergência. “A aprovação do projeto dará mais transparência ao processo e ajudará na pressão social para acelerar a realização das cirurgias”, explica Reguffe.

Em dezembro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou levantamento apontando que pelo menos 904 mil cirurgias eletivas estavam pendentes no SUS, em todo o país. O estudo revelou que, do total, ao menos 746 procedimentos estavam na fila de espera havia mais de 10 anos, e 83% dos pedidos foram apresentados a partir de 2016.

You may also read!

A arrogância que faz da Invictus Gaming a melhor equipe de League of Legends da atualidade

Ao longo de oito anos, os campeões mundiais de League of Legends sempre seguiram o mesmo “projeto”. SK Telecom

Read More...

EDUARDO CUNHA – Raquel Dodge se opõe à anulação de pena de 14 anos

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestou pela manutenção de ação penal que condenou o ex-presidente da Câmara,

Read More...

Raikkonen completa 300 grandes prêmios de Fórmula 1 em Mônaco

No Grande Prêmio de Mônaco deste domingo, o finlandês Kimi Raikkonen vai atingir uma marca histórica. Neste final de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu