Carlos Pitta toca na Praça do Frevo Elétrico da Bahia – Bahia Press

Carlos Pitta toca na Praça do Frevo Elétrico da Bahia

In Cultura On

Uma novidade no Carnaval deste ano é a “A Praça do Frevo Elétrico”, com shows de Carlos Pitta, que vai acontecer entre os dias 10 a 13 de fevereiro, das 20 ás 22 h na Praça Tereza Batista, dentro da Programação do Carnaval do Pelourinho/2018.  Quem for vai ver o  diferencial do Frevo composto na Bahia em paralelo ao de Pernambuco: uma característica elétrica com um som original baseado na guitarra baiana, enquanto o Frevo pernambucano se baseia nos metais. Segundo o compositor baiano Carlos Pittra, “na letra da música ´Vassourinha Elétrica /Moares Moreira, se diz “E o frevo que é pernambucano/sofreu ao chegar na Bahia/um toque,um sotaque baiano/pintou uma nova energia”. E é dentro dessa nova energia que o Pitta vem há mais de 20 anos mantendo dentro da sua agenda de shows um espaço dedicado ao frevo da Bahia, quer seja em palco fixo ou mesmo em trio.

Ele é um dos criadores da música “Cometa Bambembe”, clássico do carnaval que cita a guitarra baiana “No cometa da guitarra baiana ou nas cores da cauda do pavão…, música que tem um refrão cantado em todo o Brasil “Tenha fé no azul que tá no frevo que azul é a cor da alegria” …, uma das músicas mais regravadas da Bahia, e como disse certa vez Osmar Macedo,um dos criadores do Trio Elétrico: “O Cometa Mambembe está entre as três músicas mais lindas desse nosso carnaval”. Carlos Pitta foi o primeiro artista da Bahia, a usar a guitarra baiana nos galopes, e também nos Frevos agalopados, unindo guitarra baiana com sanfona, isso a mais de 20 anos atrás. O que vem sendo uma característica do seu trabalho, de linguagem pop e envolvente.

Sua banda é formada por grandes músicos como, Ricardo Marques (guitarra baiana/base e solo), Tiganá (contra baixo), Tedy Santana (bateria), Claudio Badega (percussão), Gel Barbosa (Acordeon). O repertório baseado em músicas próprias, de Armandinho, Dodô e Osmar, Novos Baianos, Moraes Moreira, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tuzé de Abreu, A Cor do Som, além de músicas atuais dentro de uma roupagem do Frevo. O Projeto conta com o patrocínio da Bahiagás/Governo da Bahia, e com o apoio Secretaria da Cultura do Estado da Bahia. Para este ano, o tema da Praça será “Do Frevo Rasgado ao Trio Elétrico, criação e mistura “. Carlos Pitta também irá cantar no palco de Itapuã dia 11/02 e no palco da Liberdade dia 12/02, sempre na parte da noite.

You may also read!

Em encontro com Haddad, Rui destaca crescimento do PT nas pesquisas

O crescimento de cinco pontos percentuais, consolidando Lula na dianteira das intenções de voto para presidente da República, com

Read More...

João Henrique diz que ACM NETO faz política “off-line e obsoleta”

Após a fala de ACM Neto (DEM) sobe uma possível queda de Jair Bolsonaro (PSL) com o início do

Read More...

Obras da Maternidade Regional de Camaçari são iniciadas

Com previsão de conclusão em 18 meses, foram iniciadas, na manhã desta terça-feira (21), as obras da Maternidade Regional

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu