Comissão de Trabalho da Câmara aprova regras para cooperação cultural no país

In Política On

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 8/15, do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que define normas para a cooperação entre a União, os estados e os municípios no fomento e na gestão da cultura e na organização do sistema nacional de cultura.

Pelo texto, os entes federados deverão colaborar, em conformidade com os planos de cultura, de modo a assegurar o direito à cultura e fruição dos bens culturais pela população. “O projeto cria condições e incentiva a realização de eventos nas mais diversas áreas culturais pelos estados, municípios e pelo Distrito Federal”, afirma.

O decreto prevê o apoio, garantia e criação de conselhos nacional, estaduais, intermunicipais e municipais de política cultural, plurais e autônomos, com funções deliberativa, normativa e fiscalizadora. “O objetivo é fortalecer a capacidade institucional dos entes, estimulando o desenvolvimento cultural em todo território nacional, com o objetivo de superar desequilíbrios regionais e locais”, explica Félix.

Segundo ele, para o desenvolvimento das ações o sistema nacional de cultura contará com o apoio técnico e financeiro da União aos estados e municípios e dos estados aos respectivos municípios.

Sujeito à apreciação do Plenário, o texto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara (CCJ).

You may also read!

VERGONHA – Gabriel Medina protagoniza uma cena lamentável que repercute negativamente no mundo todo

Eduardo Bolsonaro foi visto chegando em Maresias na última sexta-feira (22) com a esposa, Heloísa, os dois foram convidados pelo empresário

Read More...

Bolsonaro se convida para ir à PGR e tem encontro com Augusto Aras

O presidente Jair Bolsonaro foi na manhã desta 2ª feira (25.mai.2020) à PGR (Procuradoria Geral da República). A visita

Read More...

Com novo coronavírus, inadimplência no ensino superior cresce mais de 70% e evasão sobe 32,5%

Com a pandemia do novo coronavírus, a taxa de inadimplência nas instituições de ensino superior do País superou os 70% e o número de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu