Bahia

Ford da inicio a mais uma turma de formação de jovens na Bahia

A Ford promoveu nesta semana a aula inaugural da terceira turma do Programa Ford de Educação para Jovens na região de Camaçari, na Bahia. O projeto tem o apoio do Ford Fund – braço filantrópico da companhia que fomenta instituições e ações sociais nas comunidades onde a empresa atua. Em dois anos de existência, o programa já capacitou cerca de 200 jovens entre 17 e 24 anos para o mercado de trabalho.

Foto: Divulgação

Nesta edição, serão contemplados mais 100 estudantes da rede pública, sendo 75 do Ensino Médio e 25 do Ensino Fundamental II. Nesta semana, foi iniciado o curso para os alunos do Ensino Médio. Em janeiro, será realizado pela primeira vez o curso para os estudantes do Ensino Fundamental II, de 14 a 16 anos. Eles  serão treinados em Robótica usando a metodologia Lego.

Nesta quinta-feira (7), os 75 alunos do Ensino Médio fizeram uma visita à fábrica de veículos da Ford em Camaçari, onde são produzidos o Ka e o EcoSport. Durante o percurso, eles conheceram o processo de montagem final dos automóveis. “Fiquei maravilhada com o tamanho da empresa, a complexidade e o cuidado com os detalhes que envolvem a montagem dos carros. Estar aqui hoje foi uma das melhores oportunidades que tive na vida”, diz a estudante Beatriz Silva, de 18 anos.

Criado em outubro de 2015, o Programa Ford de Educação para Jovens está contribuindo para mudar a realidade de centenas de estudantes baianos. Promovido em parceria com o SESI e SENAI e com o apoio das Secretarias de Educação do estado e do município, o Programa de Educação voltado aos alunos do Ensino Médio prevê o desenvolvimento de competências de relacionamento e de gestão, com foco principal na postura e comportamento ético. O processo conta com duas etapas: a primeira, com 150 horas, é focada em comportamento, e a segunda, com 160 horas, é composta por cursos de qualificação profissional nas áreas de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Mecânico Automotivo e Logística.  As aulas são ministradas no Senai Camaçari, de segunda a sexta-feira.

Os alunos têm a oportunidade de visitar fábricas do Polo Industrial de Camaçari e de participar de palestras sobre carreira com executivos da Ford. Todas as escolas públicas de Camaçari foram convidadas a participar indicando os alunos que apresentaram as melhores notas de português e matemática ao longo do ano. Os 100 alunos com melhor pontuação foram convidados para o programa.

Um dos alunos da segunda edição do Programa de Educação, Cláudio Pereira, hoje atua como Jovem Aprendiz na Ford. “O curso foi de grande importância para mim e valorizou bastante meu currículo, tanto que recebi duas propostas de trabalho de outras empresas. Porém, recusei, pois preferi terminar o curso, já que meu objetivo era ingressar na Ford como Jovem Aprendiz. Agora completo três meses na empresa e a experiência tem sido muito boa. Estou aprendendo a ter mais foco e concentração durante as atividades. Com esta vivência, terei uma bagagem maior para uma futura contratação, pois estou em uma grande empresa, de renome internacional”, afirma o estudante.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Envie sua denúncia
Olá 👋
Fale conosco pelo WhatsApp e envie sua denúncia ou sugestão de pauta.