Castramóvel faz mais de 5 mil atendimentos em Salvador neste ano – Bahia Press

Castramóvel faz mais de 5 mil atendimentos em Salvador neste ano

In Cidade On
O Castramóvel, serviço itinerante gratuito do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para castração de cães e gatos, já fez 5.809 cirurgias até novembro deste ano. A iniciativa percorreu os bairros de Pau Miúdo, Plataforma, Paripe, Cajazeiras X, Imbuí, Mussurunga, Vale do Matatu, Calçada e Pau da Lima. Do total de intervenções realizadas, 41,4% foi para cães e 58,6% para gatos. A unidade começou os atendimentos nesta segunda-feira (4) no estacionamento da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), localizado na Rua Silveira Martins, 248, Cabula.
“A castração é importante para evitar a reprodução desordenada dos animais. Além disso, ela evita a proliferação de zoonoses nocivas à saúde humana e do próprio bicho”, afirma o médico veterinário Aroldo Carneiro, chefe do setor de Vigilância Contra a Raiva do CCZ, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Voluntária da Associação Brasileira Protetora dos Animais – Bahia (ABPA-BA) há seis anos, Celina Veiga, 51 anos, destaca a necessidade da capital baiana por este serviço. “Sentimos na pele quando vimos animais abandonados, assim como a procriação desenfreada nas ruas. Por isso, fazemos até questão de divulgar o Castramóvel nas redes sociais da ONG, pois consideramos de extrema importância essa iniciativa da Prefeitura”, ressalta.
Procedimento – O Castramóvel faz o cadastramento e triagem dos pets às segundas e terças-feiras do mês, dias em que são realizados avaliações para o encaminhamento da cirurgia. Para o atendimento, são distribuídas 100 fichas diariamente. Já o procedimento para esterilização acontece às quartas, quintas e sextas-feiras. O responsável pelo animal precisa comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação antirrábica.
Os animais devem ter entre oito meses e cinco anos de idade, peso acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. Os pets vacinados há mais de um ano também precisam atualizar a imunização, respeitando o prazo de 10 dias para a castração. A cirurgia não é feita nas fêmeas no cio ou em período gestacional.

You may also read!

ACS realiza segunda etapa do circuito Backfish

Back Fish apresenta segunda etapa do Circuito Baiano de Surf Amador, que acontece nos dias 11 e 12 de

Read More...

Kanário “sai na mão” com líder comunitário

O pré-candidato a deputado,e vereador de Salvador,Igor Kannário (PHS), conhecido também como “príncipe do Gueto pela sua “militância” no

Read More...

Segunda Turma do STF manda libertar José Dirceu

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu conceder uma liminar em um habeas corpus pedido pelo ex-ministro-chefe

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu