Programação da semana para viver o Centro Histórico – Bahia Press

Programação da semana para viver o Centro Histórico

In Cultura On
- Updated

O Pelourinho Dia e Noite realiza ações de domingo a domingo no Centro Histórico, até 31 de dezembro deste ano. O resultado são ruas cheias de gente que há tempos não frequentava o Pelourinho, especialmente nos finais de semana. E é este convite que está sendo feito pelo projeto, concebido e executado pela Diretoria de Gestão do Centro Histórico, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a baianos e turistas. Que tal curtir a semana num dos cartões postais do Brasil ?

Segunda, 27.11, das 17h às 19h, Igreja do Boqueirão, Santo Antônio Além do Carmo – MÚSICA BOA NUM LUGAR LINDO – realizados às segundas na Igreja do Boqueirão, das 17h às 19h, os ensaios abertos são comandados pela  Orquestra Afrosinfônica do maestro Ubiratan Marques. A Orquestra Afrosinfônica  dedica-se a um repertório autoral afro-brasileiro com uma arquitetura sinfônica. GRATUITO.

Terça, 28.11, 19h, Praça da Sé, Terreiro de Jesus e Largo do Pelourinho – CELEBRAR ANTECIPADAMENTE O DIA DO SAMBA  ! Terça-feira no Pelourinho  é dia de pedir a benção e nesta próxima terça ainda vai ser mais especial porque está chegando o Dia do Samba  !  Revitalizando a Terça da Benção, o programa Pelourinho Dia e Noite promove, a partir das 19h, o Viradão do Samba, com shows gratuitos e abertos ao público na Praça da Sé, com o grupo Samba de Verdade; no Largo do Pelourinho, com o Bambeia; e no Terreiro de Jesus, com o Botequim. Samba de primeira, para baianos e turistas. E quando a coisa esquenta, os grupos se reúnem no Terreiro de Jesus e terminam a noite tocando juntos num grande “rodão de samba’. GRATUITO.

Quarta, 29.11, das 17h às 19hIgreja de São Domingos, Terreiro de Jesus  – PARTICIPAR DA MISSA COM ORQUESTRA AO VIVO  – ensaio das 17h às 18h e depois Missa Orquestrada com a Orquestra São Salvador do M° Fred Dantas – a orquestra dedica-se ao desenvolvimento de um repertório brasileiro em três vertentes: pesquisa histórica, pesquisa etnográfica e desenvolvimento da música de vanguarda com obras atonais e polirrítmicas do próprio maestro.

GRATUITO.

Quarta, 29.11, a partir das 17h30, Pelourinho e Terreiro de Jesus  – SUBIR E DESCER LADEIRAS AO SOM DOS TAMBORES  – O República dos Tambores é um circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus, com os grupos de percussão que sempre trouxeram tanta vida e arte ao Pelourinho – Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores e Meninos da Rocinha do Pelô. Os shows acontecem de quarta a sábado a partir das 17h30 e domingos ao meio dia. GRATUITO.

Quinta, 30.11, às 19h, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo – COMER PIPOCA E VER UM BOM FILME –  O documentário “Cantador de Chula”, dirigido pelo fotógrafo e documentarista Marcelo Rabelo será exibido na terceira a edição do Cinema na Praça do Pelourinho Dia e Noite. Realizado em parceria com a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, o filme retrata o universo da chula, canto principal de algumas modalidades de sambas do interior da Bahia, que tem como característica a improvisação dos versos. A gravação foi realizada em 16 localidades do Recôncavo Baiano, e o documentarista Marcelo Rabelo registrou depoimentos, cantos tradicionais e as chulas entoadas pelos mestres e mestras da tradição. GRATUITO.

Sexta, 01.12, 19h, Largo do Pelourinho – VER GABRIELA TOMAR BANHO NA FONTE – Subindo e descendo ladeiras o espetáculo musical e teatral de rua, totalmente gratuito, “Circuito Jorge Amado” apresenta, a partir das 19h, seis cenas baseadas na obra de Jorge Amado, criadas a partir dos livros “A Morte e a Morte de Quincas Berro D´Água”, “Gabriela Cravo e Canela”, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, “Tenda dos Milagres” e “O Compadre de Ogum”. Começa com o velório de Quincas, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho e termina no Cabaré do Zazá, montado na Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus. GRATUITO.

 

Sábado, 02.12, 10h, Carmo – CURTIR O ENSAIO DE PORTAS ABERTAS – Das 10h às 12h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do maestro Ângelo Rafael, faz ensaio de portas abertas. GRATUITO.

 

Domingo, 03.12, 10h, Largo do São Francisco – VER COISAS BONITAS E SABER MAIS DA NOSSA HISTÓRIA  –  A Feira de Artes e Encantos do Sagrado, no  Montepio do Artistas, no Largo do São Francisco, tem obras originais de 25 artesãos baianos. Ao lado, se pode visitar o sobrado que abriga desde 1883 a Sociedade Protetora dos Desvalidos, fundada em 1827 por um grupo de 19 homens negros livres e tinha como propósito angariar e poupar recursos financeiros de seus associados para comprar alforrias.

 

Domingo, 03.12, 11h, Largo do São Francisco – VIVER UM CONCERTO DE MÚSICA DENTRO DE UMA IGREJA – Na Igreja do São Francisco, o Concerto aos Domingos. Nesta edição com a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do maestro Ângelo Rafael. Nesta edição o Polo de Orquestras do Pelô (POPELÔ) apresenta um concerto com a participação da Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal) e do Coral Ecumênico da Bahia (CEB) interpretando o “Glória”, de Antonio Vivaldi, sob a regência do maestro Angelo Rafael, com solos de Marilda Costa (soprano) e Vanda Otero (mezzo-soprano). A apresentação ainda contará com a oboísta Roberta Benjamim e o maestro Jean Prado.GRATUITO.

 

Domingo, 03.12, 12h, Praça da Sé, Largo do São Francisco e Pelourinho – COMER BEM E VIVER ARTE –  Na última edição do ano dos Domingos Gastronômicos,  restaurantes, bares e lanchonetes servem comida 100% da terra a partir de receitas do livro “Arte Culinária na Bahia”, de 1916, de Manuel Querino. Nos restaurantes, os cardápios – entrada, prato principal e sobremesa têm preços de no máximo R$ 50,00. Durante a ação, cenas curtas de “dramaturgia gastronômica” são realizadas  nos vários espaços a partir das 12h30. CARDÁPIO NO MÁXIMO R$ 50,00.

 

Domingo, 03.12, 12h30, Pelourinho  – SABOREAR RECEITAS COM GOSTO DE SAUDADE  –  A culinarista Elíbia Portela reúne sua plateia e fala sobre uma receita doce tradicional baiana, dá a receita e faz degustação gratuita. O encontro está marcado para acontecer na doceria Marrom Marfim, na Rua Gregório de Matos, 17. GRATUITO.

Domingo, 03.12, 15h, Largo do São Francisco  – SAMBAR ATÉ NÃO QUERER MAIS ! –  Das 15h às 17h, no palco do  Cruzeiro do São Francisco,show de  samba com o Grupo Botequim que faz uma apresentação especial celebrando o Dia do Samba. GRATUITO.

 

De segunda a sábado ! SEGUIR OS O CAMINHOS DA FÉ: RELIGIÃO, ARTE E HISTÓRIA que indica três circuitos para visitação, das 07h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados das 07h às 12h  – Da Casa da Mãe à Casa do Redentor” – Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Igreja da Ajuda, Igreja e Museu da Santa Casa de Misericórdia e Catedral Basílica Primacial do Salvador. “Pelourinho Morada da Arte e da Fé” – Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja da Ordem Terceira do São Francisco, Igreja e Convento de São Francisco Ordem Primeira e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.Fé e Arquitetura no Centro Histórico” –  Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, Igreja do Boqueirão, Venerável Ordem Terceira do Nossa Senhora do Carmo e Igreja e Convento do Carmo Ordem Primeira

You may also read!

ACS realiza segunda etapa do circuito Backfish

Back Fish apresenta segunda etapa do Circuito Baiano de Surf Amador, que acontece nos dias 11 e 12 de

Read More...

Kanário “sai na mão” com líder comunitário

O pré-candidato a deputado,e vereador de Salvador,Igor Kannário (PHS), conhecido também como “príncipe do Gueto pela sua “militância” no

Read More...

Segunda Turma do STF manda libertar José Dirceu

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu conceder uma liminar em um habeas corpus pedido pelo ex-ministro-chefe

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu