Conselheiro da OAB alerta CNJ para aumento de desembargadores no TJ-BA

In Bahia On

O conselheiro federal da OAB, Fabrício Oliveira, se movimenta para que a entidade tome providências junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o aumento do número de desembargadores no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). “Isso é um contrassenso. O maior problema do judiciário baiano está na primeira instância, onde faltam juízes e acumulam-se processos, mas o TJ-BA insiste nessa medida absurda. O próprio CNJ já determinou, por meio da Resolução 104/2014, que a prioridade deve ser o primeiro grau”.

Fabrício aponta o Índice de Atendimento à Demanda (IAD), calculado pelo CNJ, como uma prova do disparate da decisão do Tribunal de Justiça da Bahia. “O IAD do judiciário baiano no primeiro grau é o pior do Brasil. Dos novos processos abertos anualmente na primeira instância apenas 78% são resolvidos. Os 22% restantes se amontoam aos demais que não foram julgados em anos anteriores. É uma verdadeira bola de neve”.

O conselheiro federal da OAB informa ainda que o desempenho do segundo grau na Bahia, ao contrário, está entre os melhores do país. “É o sétimo melhor IAD. 109% dos processos que chegam anualmente à segunda instância baiana são resolvidos. Isso significa que todos são concluídos no ano de entrada e também parte daqueles que compõem o acervo do passado”.

Para Fabrício, não tem cabimento aumentar em mais 10 o número de desembargadores, quando é satisfatório o atendimento no segundo grau. “É evidente que o maior problema está no primeiro grau onde a população e os advogados sofrem com o caos causado pela carência de juízes. Se tiver de ser ampliada, então que seja a quantidade de magistrados na primeira instância”.

You may also read!

DTE de Vitória da Conquista incinera cerca de 200 kg de drogas

Resultado de apreensões que geraram instauração de diversos inquéritos e indiciamento de dezenas de traficantes, cerca de 200 quilos

Read More...

Mercado das Sete Portas passa por desinfecção total como prevenção ao coronavírus

O Mercado Público das Sete Portas passou por uma desinfecção total, como medida preventiva ao avanço do Covid-19, nesta

Read More...

Os militares no esparro

Jolivaldo Freitas Basta ler o que se escreve nos jornais sérios, por colunistas respeitados e atinados, para se saber

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu